Entidade lança programa em academias para conscientização sobre os problemas em áreas de escalada

O Access Fund é um coletivo de escalada sem fins lucrativos. No Brasil as federações de montanhismo são vistas, do ponto de vista político, como entidades esportivas.

As federações esportivas são organizações não governamentais que reúne clubes ou sociedades esportivas, ligas profissionais, jogadores, técnicos, árbitros, e demais entidades que pratiquem promovam o desenvolvimento de uma respectiva modalidade.

O principal objetivo do Access Fund é manter as áreas de escaladas abertas e ter acesso a áreas de escalada atualmente fechadas. A entidade fazia parte originalmente do comitê de acesso do American Alpine Club, outra entidade sem fins lucrativos, e foi criado quando a comunidade de praticantes escalada percebeu a necessidade de uma organização para representar os direitos de escalada e alpinistas nos EUA.

InsideOut Challenge

No Brasil, as principais entidades representativas de escalada ainda não possuem nenhum programa nacional, ou mesmo estadual, de integração entre escalada indoor e em rocha. Em um passado recente, este tipo de desinteresse provocou uma cisão de integrantes que criou uma liga independente.

Com a escalada tornando-se esporte olímpico, há a expectativa de um crescimento grande em pessoas frequentando academias de escalada. Portanto, estes devem ser os lugares a serem focados os programas de conscientização a respeito de acesso a áreas de escalada.

nos EUA, nesta semana, o Access Fund lançou uma iniciativa educacional chamada InsideOut Challenge. A iniciativa visa ajudar os ginásios de escalada a aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados nas áreas de escalada ao ar livre.

O objetivo é transformá-los seus membros em defensores de escalada em rocha. Atualmente, segundo dados da própria entidade, O Access Fund e organizações locais de escalada em todos os EUA estão se mobilizando para restaurar áreas de escalada e garantir que sejam sustentáveis ​​no futuro. Entretanto, as entidades admitem que não podem fazer todo esse trabalho sozinhas.

O InsideOut Challenge é uma campanha de conscientização que dura um mês, de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020. O período coincide com o inverno norte-americano, que é quando as academias estão mais cheias nos principais polos de escaladores nos EUA.

Mais de 20 academias de escalada participarão do desafio com o objetivo coletivo de atingir 100.000 escaladores e arrecadar US$ 75.000 para ajudar o Access Fund a garantir o acesso à escalada nos EUA.

O Access Fund fornecerá a todos os ginásios participantes recursos educacionais e ativos de campanha. Por enquanto, nenhuma entidade representativa de montanhismo e escalada brasileira anunciou nenhuma iniciativa semelhante.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.