Uma das imagens mais icônicas do filme “O predador”, estrelado por Arnold Schwartznegger é o rastreamento com sua visão que detecta calor que o alienígena faz à procura de seres vivos. Este tipo de visor é muito comum em óculos de visão noturna, muito utilizado pelo exército americano.
Porém para quem tem um smartphone e sempre desejou um aparelho que tivesse sensor de calor, as preces foram atendidas. A empresa californiana Seek Thermal, especializada em equipamentos de visão noturna anunciou oficialmente o lançamento do modelo Seek CompactPro, que acoplado na porta MicroUSB em um smartphone faz com que o seu visor vire um detector de calor.
O sensor pesa ínfimos 14 gramas, e mede 25.4 x 44,5 x 25,4 milímetros e produz uma imagem de 76.800 pixels (320 x 240) e captura imagens até 500 metros de distância. O sensor detecta calor que variam de -40 a 330 ºC.
O modelo de capacidade inferior como o Compact registra variações até 300 metros, já o modelo CompactXR até 550 metros.
O aparelho pode ser usado em celulares com sistema operacional Android e iOS, e tem preço final ao consumidor de US$ 500,00.
Para mais informações: http://www.thermal.com/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.