Empresa desenvolve roupa do futuro que monitora o desempenho físico do atleta em tempo real

athos-works-brasil-0

Monitorar em tempo real o rendimento e desempenho físico na preparação do atleta já é realidade neste início do século 21.

A marca americana “Athos Works”, fundada pela dupla Dhananja Jayalath e Christopher Wiebe,  desenvolveu uma roupa de compressão que monitora o rendimento e desempenho físico do atleta em tempo real.

O conjunto de roupas de compressão ( shorts e camiseta) e aplicativo de smartphone permite com que o atleta tenha dados como esforço muscular, postura, proximidade de lesão, pontos fracos, frequência respiratória, batimentos cardíacos e hidratação.athos-works-brasil2.jpg-large

Com base nestes dados o próprio aplicativo aponta quais são os pontos fortes, e quais devem melhorar.

Construído em tecido sintético possui sensores embutidos no tecido que monitora músculos específicos.

A camiseta possui de 18 sensores (14 para atividade muscular,2 para atividade cardíaca e 2 para atividade respiratória) e o shorts 10 sensores (8 para atividade muscular e para atividade cardíaca).

Todos os dados coletados pelos sensores são transmitidos para um dispositivo sem fio separado localizado em um bolso especial na camiseta e shorts.

A roupa também tem a propriedade de poder ser lavada (sem os dispositivos core) em máquinas de lavar, além de também proteger da luz solar com FPS 50.

Esta roupa de compressão ao tato se assemelha às malhas de lycra e ficam bem justas ao corpo possuindo elasticidade suficiente para não atrapalhar a movimentação do atleta.

Tanta tecnologia custa caro, e sai por US$ 397,00 (todo o conjunto), sendo possível também comprar separadamente cada parte do conjunto, e estará disponível para o consumidor final em outubro próximo.

Para mais informações: http://www.liveathos.com/

Como Funciona

A roupa utiliza a tecnologia de ” Eletromiografia” que  é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares por meio da leitura da tensão elétrica.

O sinal eletromiográfico (EMG) é o somatório algébrico de todos os sinais detectados sob a área de alcance dos eletrodos, podendo ser afetado por propriedades musculares, anatômicas e fisiológicas, assim como pelo controle do sistema nervoso periférico e a instrumentação utilizada para a aquisição dos sinais.

A análise do sinal de eletromiografia permite a identificação de eventos ocorrendo ao longo do tempo ou em padrões específicos de frequência.

athos-works-brasil

athos-works-brasil-3

athos-works-brasil3.jpg-large

athos-works-brasil-modelos

athos-works-detalhe

athos-works-brasil-5

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.