Empreendedorismo: Uma conversa séria sobre empreender na área de esportes

Empreendedorismo é o processo de ter a iniciativa de implementar novos negócios, novos produtos e realizar mudanças em empresas já existentes.

O empreendedorismo tem um papel importante na nossa sociedade, pois ele é diretamente responsável por produzir as riquezas em um país. Além disso, atitudes empreendedoras podem estar ligadas à ideia de encontrar soluções para problemas de uma sociedade.

Mas no Brasil, segundo o SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado. Em território brasileiro, 60% das empresas fecham com menos de 5 anos.

No esporte, em especial na escalada e montanhismo, quem pratica já conhece esta realidade. Todos os anos são criadas marcas e produtos para explorar o mercado que deixam de existir na mesma velocidade que apareceu.

Não basta apenas ter uma boa ideia, vender um produto importado, ou mesmo copiar uma estratégia de venda.

É comum ver as pessoas que tentam empreender no esporte, não possuírem planejamento, não observarem o mercado, mostrarem descuido com as finanças e sequer garantirem a sustentabilidade do negócio.

Ao explorar um esporte comercialmente, pequenos empreendedores demonstram uma grande carência de informações no que diz respeito aos critérios considerados fundamentais para uma boa gestão.

Isso porque os negócios são gerenciados de maneira informal.

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.