Embalagens de plástico em roupas outdoor: Como as marcas estão lidando com este problema?

Muito longe de ser alarmista, os plásticos são um problema ecológico a serem enfrentados atualmente. Em vários estados brasileiros, as sacolas plásticas tiveram sua distribuição dificultada. No Rio de Janeiro, por exemplo, os canudos plásticos foram abolidos da cidade (de acordo com a lei, os estabelecimentos devem oferecer aos consumidores versões de papel biodegradável ou reciclável). Porém todas estas soluções sequer riscaram a superfície do problema do consumo desenfreado de plásticos. Toda pessoa realmente preocupada com o problema dos plásticos deve perceber que vários locais ainda distribuem sacolas plásticas, além de várias marcas também usarem largamente plásticos em suas embalagens e proteções de seus produtos.

Neste ponto é que está um grande problema, que denota certa hipocrisia e falta de compromisso de muitas marcas outdoor. Sobretudo as que se dizem ecologicamente corretas. Para qualquer produto outdoor, a diminuição do consumo de plásticos em embalagens é um grande desafio para qualquer empresa. Basta comprar uma roupa para ganhar de presente também um volume assustador de plástico bolha (de vários tamanhos), sacolas plásticas estilizadas, isopor, papel filme e muito volume de papel.

De acordo com a empresa especializada em embalagens reutilizáveis LimeLoop , aproximadamente 165 bilhões de pacotes e envelopes são jogados no lixo a cada ano. Isso se traduz em 1,2 milhão de árvores, 917 milhões de litros de água e 18 milhões de litros de petróleo todos os dias. Grande parte disso acaba em aterros sanitários e até o que pode ser reciclado é suficiente para sobrecarregar as instalações de reciclagem. A situação é preocupante e os consumidores deveriam cobrar mais fortemente os fabricantes de produtos outdoor com relação a isso. Particularmente no Brasil, grande parte da população apenas se preocupa com o preço, deixando em segundo plano muitas vezes a qualidade e, tristemente, por último a postura da marca com a comunidade.

Com mais tempo de estrada, além de consumidores mais barulhentos, os fabricantes de cerveja estão desenvolvendo embalagens biodegradáveis e cidades inteiras estão proibindo garrafas PET. Ainda não se sabe se é somente marketing, mas a indústria outdoor comprou para si o problema de ser também ecologicamente correta. Ao menos parecer. Todos os anos, especialmente na principal feira de produtos outdoor americana Outdoor Retailer, o tema volta a ficar em pauta.

“A embalagem é um problema complexo e com muitas facetas”, afirma Adam Gendell, diretor associado da Sustainable Packaging Coalition, uma entidade voltada para a conscientização de empresas em utilizar embalagens sustentáveis e que tenha um impacto ambiental mínimo. Gendel parece ter plena consciência do problema, pois complementa seu pensamento com a afirmação “A reciclagem é boa, mas não mitiga todos os impactos do montante”. O desafio, portanto, é encontrar as soluções certas.

Até o momento há algumas soluções apresentadas às marcas:

  • Sacos solúveis em água (Water-Soluble Bag)
  • Embalagens feitas de amido de batata
  • Plástico de base biológica (Bio-Based Plastic)

As principais marcas, como Petzl, Columbia, REI, The North Face e Patagonia já adotaram algumas destas soluções acima. Porém a sua adoção ainda é adotada timidamente. Notadamente os profissionais que trabalham no desenvolvimento destas embalagens estão um passo atrás do que deveríamos possuir hoje.

A única solução no momento é, como a Revista Blog de Escalada vem fazendo constantemente, procurar conscientizar aos consumidores a optar por produtos com menos embalagens plásticas. Mas o consumidor necessita também fazer a sua parte.

Portanto, vale a seguinte pergunta a você, caro leitor: Quando foi a última vez que recusou um produto por conta da quantidade absurda de plásticos na embalagem?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.