Embaixada da Espanha convoca montanhistas no Nepal a voltar

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha convocou todos os montanhistas espanhóis que estão no Nepal a voltar. A embaixada espanhola em Nova Delhi (a embaixada mais próxima do Nepal) está recrutando todos os seus cidadãos em voos fretados.

Para isso providenciou um avião da Iberia Airlines para voar até o Nepal com suprimentos de ajuda. No voo para Espanha, levará tantos espanhóis (e cidadãos europeus, se houver espaço) quanto possível.

Outras embaixadas podem estar enviando mensagens semelhantes aos seus cidadãos.

Assim, o montanhista espanhol Carlos Soria viu mais uma tentativa de cume ao Dhaulagiri (8.167 m) acabar. No último fim de semana, Soria e sua equipe confirmaram que todos os que permaneceram no acampamento base do Dhaulagiri tiveram teste negativo para COVID. A medida também afeta Kilian Jornet.

Foram testados o próprio Soria junto de seus dois companheiros de escalada, além de cinco sherpas, seis funcionários da cozinha e Vibeke Andrea Sefland da Noruega. Soria acrescenta que, de acordo com sua embaixada, a situação no Nepal continua séria e provavelmente não melhorará em breve.

Segundo a embaixada espanhola, é improvável que os voos sejam retomados no final de maio. O relato de Carlos Soria pode ser ouvido no vídeo no topo do artigo. Apesar do risco, vários montanhistas que estavam no Dhaulagiri, principalmente nepaleses, foram transferidos para o Acampamento base do Everest e se juntaram às festas lá.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.