Em evento, escaladores dos EUA sobem “barreira impenetrável” de Trump em poucos segundos

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve como um dos pilares de sua campanha eleitoral colocar uma barreira física (um muro) em toda a fronteira dos EUA com o México. O muro de Trump foi objeto de muitas batalhas, tanto no Congresso quanto nos tribunais, com o objetivo de cobrir toda a fronteira de 3.145 km. No final de julho deste ano, a Suprema Corte dos EUA aprovou o financiamento do muro na fronteira com o México com recursos do Pentágono.

Rick Weber, um engenheiro aposentado de 75 anos decidiu construir uma réplica depois de ouvir Donald Trump alegar em setembro último que a nova seção do muro ao longo da fronteira com o México é “praticamente impenetrável” e “não pode ser escalada” porque, segundo o presidente norte-americano, 20 escaladores sofreram para escalar um protótipo. Ao que parece a história não é bem assim, pois em uma pesquisa informal, a Revista Rock & Ice afirmou que ninguém da comunidade de escalada respondeu que participou do teste.

Além disso, ao menos para a comunidade de escaladores norte-americanos, a declaração do presidente dos EUA soou como um desafio. Pois declarar que algo é “impossível escalar” em um escalador genuíno é lançar um desafio. Assim nasceu na área de Red River Gorge, no leste do Kentucky, uma réplica de 18 pés (5,48 metros) da parede do presidente Donald Trump, que está sendo escalada não apenas por escaladores experientes, mas também por novatos e crianças pequenas. Um escalador chegou a escalá-lo enquanto fazia malabarismo.

Weber construiu a réplica de madeira em Muir Valley, um parque sem fins lucrativos para preservação da natureza e escalada que ele fundou junto com sua esposa. Erik Kloeker, um guia de escalada de 29 anos e gerente de propriedades de Muir Valley, examinou a réplica em cerca de 30 segundos em uma demonstração para o The Courier Journal.

Embora a réplica de madeira de 18 pés (5,48 metros) de Weber seja mais curta que a seção de 30 pés (9,17 metros) do muro de aço que Trump visitou no mês passado, o engenheiro aposentado disse que isso não importa. “Se alguém pode escalar isso, pode escalar mais 3 metros de cabeços”, disse Rick Weber.

Como forma de criticar o presidente norte-americano, um evento está sendo organizado em 11 e 12 de outubro para escalar a réplica. O evento coincidiu com um dos maiores encontros de escaladores nos EUA, o Rocktoberfest.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.