Em busca de protagonismo brasileiros participam de Campeonato Pan-Americano de Escalada

Sem muito alarde, ou mesmo divulgação em veículos especializados, acontece a partir de hoje mais um Campeonato Pan-Americano de Escalada (porém sem mexicanos, venezuelanos, colombianos e canadenses) em Ibarra (Equador), organizado pela Federación Ecuatoriana de Andinismo y Escalada (FedaneEc). Nessa edição ‘enxuta’, brasileiros tentam voltar ao protagonismo do esporte no continente.

De acordo com o regulamento do evento, serão seis dias de competições. Os cinco primeiros dias para competições individuais para cada disciplina (velocidade, boulder e via guiada) e um dia para a realização do formato ‘combinado’. Curiosamente, a própria Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) já encerrou o formato que engloba as três disciplinas e, inclusive, já discute nova pontuação e formato para a próxima olimpíada.

Os medalhistas de ouro se classificam para os Jogos Mundiais de Birmingham em 2022. Haverá também um evento combinado, foi anunciado. O Equador colocará no palco ibarreño seus melhores representantes liderados pelos moradores Andrea Rojas e Carlos Felipe Granja.

O Complexo Esportivo de Escalada localizado no Parque de la Familia no setor Yacucalle (ao sul da cidade de Ibarra) sedia a competição Pan-Americana. “Ibarra é mais uma vez palco de um evento pan-americano e para isso nos preparamos, neste campeonato as barragens que chegaram de Tóquio serão estreadas para ter uma etapa de primeira linha”, disse Frethman Gomezjurado, presidente da Federación Deportiva Imbabura.

Jogos Mundiais

A divulgação da realização da competição teve pouca divulgação para a imprensa. No Brasil, como de praxe, não foi divulgada para a imprensa nenhuma informação. O Campeonato Pan-Americano de Escalada Ibarra 2021 é classificatório para os Jogos Mundiais de Birmingham, EUA, em 2022.

Conforme relatado no artigo A história de como a escalada chegou às Olimpíadas de Tóquio 2020, os Jogos Mundiais inaugural ocorreu em 1981, mas a escalada esportiva não fazia parte do programa até 2005, quando os jogos foram realizados em Duisburg, Alemanha. Naquela época, a competição de escalada incluía apenas escalada de vias guiadas e de velocidade. O bouldering não fazia parte do programa dos Jogos Mundiais. A disciplina foi adicionada na edição de Varsóvia, Polônia, em 2017, que teve medalhas de ouro para velocidade, bouldering e vias guiadas.

Originalmente marcados para julho de 2021, os Jogos Mundiais foram adiados para 2022 devido ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 para 2021. Os jogos serão realizados entre 7 a 17 de julho de 2022 em Birmingham, Alabama, EUA.

A escalação esportiva de 72 atletas para o Jogos Mundiais 2022 já está se formando. Semelhante às Olimpíadas, o processo de qualificação é baseado em desempenhos nos Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo e Campeonatos Continentais da IFSC. Diferentemente de Tóquio, os escaladores irão se classificar para disciplinas específicas, e conjuntos separados de medalhas serão concedidos em cada uma (boulder, vias guiadas e velocidade).

Campeonato Pan-Americano de Escalada

Por ser disputado no equador, o número de atletas do país sede é o mais numeroso: 17 atletas, seguido dos EUA, considerados os grandes favoritos, com 15 atletas. O Brasil, que sempre figurava com atletas nos lugares mais altos do pódio, agora tem como meta principal colocar atletas nas finais.

As favoritas do feminino são Valentina Aguado (Argentina), Alejandra Contreras (Chile), Andrea Rojas (Equador), Emma Hunt e Julia Duffy (EUA). O Brasil terá 9 atletas na competição:

  • Atletas femininas
    • Bianca Castro
    • Camila Flores
    • Clara Viegas
    • Patrícia Antunes
  • Atletas masculinos
    • Felipe Ho
    • Jonas Leffleck
    • Pedro Avelar
    • Rodrigo Hanada
    • Samuel Silva

FedaneEc prometeu ao público de fazer uma transmissão nos canais de redes sociais da entidade. Para as finais, caso algum (a) escalador (a) brasileiro (a) classificar às finais a Revista Blog de Escalada, como é de praxe. fará uma transmissão pelo twitch.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.