Em abundância no Monte Everest, cilindros de oxigênio estão em falta nos hospitais do Nepal

No rastro da Índia, o COVID-19 está se alastrando pelo Nepal. Em poucas semanas, o primeiro-ministro passou de um tom tranquilizador para declarações assustadoras. Na mesma linha, a imprensa nepalesa pinta um quadro particularmente assustador no país.

No dia de ontem, a OMS afirmou que a variante do coronavírus encontrada na Índia é mais transmissível que a cepa original do vírus. Até o momento, o país registrou um total de mais de 22,6 milhões de casos de coronavírus e 246.116 mortes relacionadas à COVID-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Com esta nova onda, os hospitais estão ficando sem oxigênio. No entanto, esta mercadoria rara está presente em quantidade abundante nas encostas do Everest. A China acaba de doar 800 cilindros de oxigênio, mas não é o suficiente.

Nas redes sociais do Nepal, as mensagens de pessoas que procuram cilindros de oxigênio para seus entes queridos podem ser contadas às centenas. ONGs, como a Hamro Team Nepal, estão tentando fornecer oxigênio para hospitais.

Ao mesmo tempo, cerca de 400 montanhistas e sherpas se preparam para subir ao topo do Monte Everest. Cada cliente consumirá em média 5 garrafas, os sherpas um pouco menos.

Assim, o Nepal está tão carente de cilindros de oxigênio que pediu aos montanhistas do Monte Everest que trouxessem seus recipientes vazios em vez de abandoná-los nas encostas das montanhas, disse uma autoridade na segunda-feira, enquanto lutava com uma segunda onda do coronavírus.

A Associação de Montanhismo do Nepal pediu aos montanhistas que ajudassem o Nepal a lidar com o aumento de casos de COVID-19 que levou o frágil sistema de saúde do país a um ponto de colapso, assim como aconteceu na vizinha Índia, onde as mortes atingiram um nível recorde nessa segunda-feira.

Para se ter uma ideia, o Nepal tem apenas 1.600 leitos de terapia intensiva e menos de 600 ventiladores para sua população de 30 milhões, com apenas 0,7 médicos por 100.000 pessoas, de acordo com a ActionAid Nepal.

No domingo, o Nepal relatou um aumento diário de 8.777 infecções, 30 vezes maior que o número registrado em 9 de abril. O número total de casos é de 394.667 e 3.720 mortes, de acordo com dados oficiais do governo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.