Elnaz Rekabi faz aparição pública no Irã e é recebida como heroína

Após muita confusão e desinformação, a escaladora iraniana Elnaz Rekabi chegou sã e salva ao Irã e foi recebida no aeroporto por uma multidão que a aplaudiu e ovacionou. A atleta iraniana competiu na final do Campeonato Asiático da IFSC em Seul no fim de semana passado sem hijab, o que foi interpretado como um protesto pela data de um mês da morte da compatriota Mahsa Amini, de 22 anos, que foi detida por “uso inadequado” do véu islâmico.

As imagens de Rekabi escalando sem hijab viralizaram em todas as redes socais. A saber, o Irã exige que as atletas iranianas utilizem o véu inclusive nas competições no exterior.

Conforme noticiado em primeira mão para a América do Sul pela Revista Blog de Escalada, desde a competição a escaladora estava sem contato com amigos, o que causou preocupação com sua integridade física. A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) emitiu um comunicado de que estava monitorando a situação de Rekabi.

A BBC divulgou na ocasião ter ouvido de “fontes fidedignas” que Rekabi teve seu celular confiscado no domingo. O voo de toda delegação iraniana foi adiantado em um dia, assim como toda a delegação mudou de hotel. Todos evitaram dar qualquer declaração à imprensa e a embaixada iraniana em Seul era a única a se pronunciar.

Elnaz Rekabi recebida como heroína

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada na terça-feira, a atleta iraniana deixou uma mensagem através do Instagram para avisar que não estava desaparecida e que competiu sem hijab porque ele “caiu acidentalmente” na competição. Ela foi recebida no principal aeroporto de Teerã por volta das 5h, horário local, por centenas de apoiadores, incluindo muitos da comunidade iraniana de escalada.

No Aeroporto de Tehran-Imam Khomeini Elnaz foi ovacionada e aplaudida entusiasticamente.“Elnaz é uma heroína”, gritavam os manifestantes. Vídeos postados nas redes sociais a mostram chegando ao aeroporto da capital. O IFSC emitiu uma declaração confirmando que Rekabi “chegou em segurança” ao Irã, citando “garantia clara” de que ela não sofrerá nenhuma consequência por suas ações.Não está claro se Rekabi está detida ou se enfrentará algum tipo de punição.

O site de notícias IranWire (crítico do regime iraniano,), afirmou que Rekabi seria transferida para a prisão assim que chegasse ao Irã, levando grupos de direitos humanos a se preocuparem com o que aconteceria com ela.Um jornalista iraniano compartilhou um tweet alegando que o ministro do Esporte do Irã, Hamid Sadjadi, havia dito que “a federação e o governo estão investigando a ação de Rekabi”.

Falando à mídia estatal iraniana do lado de fora do aeroporto, vestindo um boné e um hijab, Rekabi repetiu sua afirmação anterior (possivelmente forçada pelo Estado iraniano) de que sua falta de véu islâmico foi um “acidente completamente não intencional” após uma chamada inesperada para escalar enquanto se prepara em uma área de espera “só para mulheres”.

“Como eu estava ocupada colocando as sapatilhas, isso me fez esquecer de colocar meu hijab e então fui competir”. Rekabi acrescentou: “Voltei ao Irã com paz de espírito, embora estivesse com muita tensão e estresse. Mas até agora, graças a Deus, nada aconteceu”. Ela também negou rumores de que estava desaparecida por 24 a 48 horas.

A declaração oficial do IFSC

Após a situação tensa a respeito da atleta, a IFSC publicou uma nota oficial. A declaração oficial do IFSC diz:

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e a Federação de Montanhismo e Escalada Esportiva do Irã (IMSCF) confirmam que Elnaz Rekabi chegou com segurança a Teerã, Irã, e agora está com sua família.

O Comitê Olímpico Nacional do Irã também confirmou a notícia.

Uma reunião conjunta ocorreu em Seul, Coréia do Sul, hoje, entre o Comitê Olímpico Internacional (COI), o IFSC e o Comitê Olímpico Nacional Iraniano, durante o qual o COI e o IFSC receberam garantias claras de que Rekabi não sofrerá quaisquer consequências e continuará a treinar e competir.

Após a reunião, também ocorreu uma conversa telefônica entre Elnaz Rekabi, o COI, o IFSC e o Comitê Olímpico Nacional do Irã.

O IFSC, em estreita coordenação com o COI, o Comitê Olímpico Nacional Iraniano e o IMSCF, continuará monitorando a situação e aguardará seu retorno ao circuito de eventos do IFSC no início da temporada de 2023.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.