Quando encadenar não significa nada: Eficácia versus Eficiência no treinamento de escalada

Estes dois conceitos (eficácia e eficiência) parecem similares, mas podem ser bastante diferentes quando o assunto é treinamento de escalada.

Antes de começar a ler o texto, as definições das duas palavras:

  • Eficácia: Se refere a conseguir um objetivo, qualquer que seja, não importando o método usado.
  • Eficiência: é conseguir o objetivo desejado com as ferramentas mais adequadas e, preferencialmente, no menor tempo possível.

Há ainda um terceiro termo que deve também aprender, que é efetivo, que se refere, ao usar algum método, alcança as metas que se busca.

Foto: https://www.grottoclimbing.com

Treinamento de escalada

A grande maioria dos escaladores se concentram na eficácia, para chegar a um determinado grau ou mesmo escalar melhor. A parte negativa deste aspecto é que podem usar muitos métodos de exercícios e tempos (macrociclo, microciclos e mesociclos) no ginásio de escalada, o que pode ser ineficiente (ou mesmo pouco eficiente) e até mesmo simplesmente não efetivos.

Um exemplo para que entenda: O campus-board para um escalador de 6º, é o método mais ineficiente e não efetivo que uma pessoa deste grau possa realizar. Isso é explicitamente um método ineficaz para a maioria das pessoas que o utilizam. Escaladores que estão no nível de 6º não possuem muita força na mãos, nem a potência de braços, para realizar um exercício de campus board que melhore a sua escalada.

O método em si é ineficaz para treinar. Este mesmo escalador de 6º (e já testemunhei isso) pode gastar horas e horas tentando melhorar em um campus board, mas isso não se reflete na sua escalada. Aliás, o que acontece é o contrário: lesões e/ou uso ineficiente da força. Um método eficiente e efetivo, neste caso do escalador de 6º, seria escalar vias ou travessias na parede da academia. Preferencialmente em vias/travessias no grau que escala, para melhorar tudo o que se refere à técnica, movimentação e uso dos pés.

Para um escalador de 6º, o método mais eficaz, eficiente e efetivo é escalar. Isso significa que conseguirá chegar na meta (que é melhorar a escalada) escalando. Portanto esta seria a abordagem que o faria melhorar significativamente (de maneira eficiente) e com o melhor método que lhe assegurará escalar melhor (de maneira efetiva).

Escaladores fortes

O campus-board pode ser o método “efetivo” para escaladores que estão em um alto nível e que buscam melhorar pot~enca e força das mãos. Mas o campus-board, mesmo para atletas “avançados”, não necessariamente é eficiente nem eficaz. O campus-board pode gerar lesões (sendo ineficiente) e não garante alguém subir de 11a para 11b (sendo não eficaz).

Esteja consciente do que quer e qual o grau de dificuldade de escalada quer escalar para, desta maneira, buscar melhores métodos de treinamento que sejam eficazes, eficientes e efetivos. Uma outra maneira é usar estes termos (explicados no início do texto) na própria escalada.

Foto: David Lopez Campe

Escalar e ser eficaz, seria encadenar sem que tivesse caído, mas qual foi o nível de eficiência que teve enquanto estava escalando? Muitos escaladores focam em ganhar força e resistência, sem se importar com nada. Muitos são vistos escalando e chegando ao objetivo, mas sua escalada é desastrosa. Por isso este tipo de atleta foi totalmente ineficiente, mas pelo menos foram eficazes. Isso é possível até que se chega á suas vias que estão no seu limite e/ou desconhecidas. Nesta situação é quando sua ineficiência é notada e a eficácia se perde. Basta ir a um lugar que não escalam para não conseguirem chegar ao final da via, caindo muitas vezes.

A eficiência é o que faz a sua escalada “à vista” ser boa, ou ruim. O próprio Adam Ondra, nas suas palestras, faz bastante citação a respeito da sua máxima busca da eficiência na escalada. Esteja ciente de que, em vias abaixo do seu grau, o importante é chegar ao final da via (afinal são vias abaixo do seu limite). O uso dos pés, saber descansar, saber ler a via, etc, são fatores essenciais, além de muitos outros, que fazem eficiente a escalada de um bom escalador.

Existem muitos escaladores eficientes, graças a isso conseguem encadenar vias de alta dificuldade mas que outras pessoas com maior força e/ou resistência não. Por isso que escaladores com muita força e/ou resistência nas mãos e braços, não conseguem vias mais difíceis ou sã ruins em escalada à vista. A eficiência é o que pode fazer um escalador de alto grau, ou não.

Por isso, saiba que não basta ser apenas eficaz (encadenar uma via), pois a eficiência que tenha em sua escalada é que te abrirá novas portas para vias mais difíceis.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.