Ecalador é acusado de mentir sobre ascensão em via cotada em 11c

A história de contestação de conquistas de escaladores é antiga. Ou seja, já foi vista em outros tempos, tanto no exterior quanto no Brasil. Há muita vaidade envolvida no esporte e escaladores que não conseguem suportar o peso da derrota nos seus círculos sociais acabam mentindo.

Como a escalada em rocha não é como nos campeonatos de escalada, onde tudo é imediatamente verificável, frequentemente as árvores são as únicas testemunhas de um sucesso ou não.

Said Belhaj vs Hannes Huch

Uma história tem gerado bastante controvérsia na Europa: a cadena de Said Belhaj na “Action direct” em Frankenjura. A via é considerada o primeiro 9a francês da história.

Tudo começou com Hannes Huch, que desencadeou uma polêmica e um turbilhão de ofensas e teorias da conspiração. Segundo Huch, o escalador sueco Said Belhaj teria mentido sobre sua cadena na via “Action direct”. Hannes Huch é fundador do Café Kraft, além de ser renomado escalador e comunicador.

Huch escreveu toda a “denúncia” em um artigo em seu blog pessoal Rokblok, onde expõe o caso minuciosamente. No artigo o alemão é bem direto: “Hoje em dia eu acho que ele não encadenou. Desde que começaram minhas dúvidas, sempre quis que Said pudesse responder minhas perguntas e, assim, o problema Mas ele não fez isso.”

No texto, Hannes Huch contextualiza a via e sua dificuldade, deixando claro que não é uma linha fácil de resolver em um curto espaço de tempo. Vale lembrar também que, excepcionalmente, o alemão Alex Megos a encadenou em apenas 2 horas. Hannes Huch só conseguiu filmar Belhaj duas vezes na “Action Directe”. Um antes e outro após a suposta ascensão.

Action Directe e as polêmicas

A via “Action Directe” é considerada por vários historiadores da escalada como o primeiro 9a francês da história da escalada. A primeira ascensão foi do lendário Wolfgang Güllich em 14 de setembro de 1991. Desde então, a via é considerada um marco para muitos escaladores.

Por este motivo muitos vão a Frankenjura, na Alemanha, e entrar para o “clube de pessoas que encadenaram a “Action Directe”.

Curiosamente, não é a primeira vez que uma ascensão na “Action Directe” está questionada. Em 2010, a quinta repetição de Rich Simpson também gerou polêmica e muitos não a reconhecem..

There is one comment

  1. SIDNEI CAPONI

    Que palhaçada ! Encadenou ,não encadenou .O ego ,a necessidade de se mostrar , competição , são coisas que tiram o que tem de especial em esportes como escalada e surf .Escalar por gostar sem filmar sem postar ,surfar ondas boas sozinho sem divulgar a meio mundo , se as pessoas se dessem conta que o que vale é simplesmente se divertir e gostar de estar fazendo ,talvez nao tivesse tanto babaca em todos os meios.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.