Levar equipamento de escalada em um avião pode ser simples, mas depende do tipo de material você considera levar.
Confira o que geralmente é e o que não é tranquilo de levar.
É possível levar equipamento de escalada como bagagem de mão em um avião?

Foto: Tommy Lisbin /Unsplash
Você pode levar a maioria dos equipamentos de escalada em um avião sem problemas. Em suma, deve ser perguntado para que serve tal material e precisará retirar um guia para explicar. Simples assim.
Por exemplo, se está planejando apenas fazer boulder, pode ser suficiente somente seus sapatos, carbonato de magnésio e arnês. No entanto, se tiver uma bolsa indo para o porão, é interessante colocar o equipamento lá.
Em relação ao magnésio, é melhor levar em sua própria sacola de magnésio ou na embalagem original com a etiqueta em que comprou. Isso evita ser chamado de Pablo Escobar por aí. Se não precisar de tanto quanto tiver, esvazie o excesso.
Na dúvida é a melhor opção, pois há materiais que realmente não tem grandes problemas, como a corda, mas dependo do dia que encontra o fiscal, pode ser uma dor de cabeça.
Equipamento de escalada permitido no avião

Foto: Elahe Motamedi /Unsplash
- Sapatilhas de escalada;
- Cadeirinha;
- Capacete;
- Mosquetões;
- Fita expressa;
- Equipamentos de segurança ao ar livre (GriGri / ATC);
- Ohm, Ascenders, Shunts, entre outros;
- Equipamentos de escalada em móvel;
- Corda de escalada;
- Cordeletes e cordins;
Equipamento de escalada não permitido no avião

Foto: Wikipedia – equipamento de escalada
- Piquetas : todo tipo de lâmina será difícil de levar;
- Ice Screws;
- Crampons;
- Botijão de gás: inúmeras vezes já foi citado que materiais explosivos são perigosos em aviões. Se compram só no local onde for escalar;
- Facas/canivetes;
- Estacas de barraca/bastões;
E quanto ao crash pad de boulder?

Foto: 99Boulders – equipamento de escalada
Para o crash pad fica um pouco mais complicado e pode depender das regras da companhia aérea e do humor do agente de check-in. A maioria das companhias aéreas permite como bagagem despachada.
No entanto, é preferível ligar ou enviar um e-mail para confirmar se é permitido. As companhias aéreas podem cobrar uma taxa por isso também e às vezes alugar um crash pad na viagem pode ser menos dor de cabeça.
Só para ilustrar, um crash pad no exterior está custando em média US$ 10 a US$ 15 por dia. Em contrapartida, certifique-se de ter um lugar para alugar com antecedência, pois pode ser que seu destino não alugue mais que capacetes, por exemplo.
Seja gentil
Enfim, ao lidar com o pessoal do aeroporto, seja gentil, sempre sorria e tente deixá-los saber para que serve o equipamento sem discordar ou discutir. Ainda mais se encontrar com um fiscal de mau-humor.
Tudo aquilo que você puder controlar, é importante manter em ordem.
+ confira também: COVID-19: Como lavar e desinfetar o equipamento de escalada
Foto destaque: Dominic Howlett /Unsplash

Meu nome é Jamis Gomes Jr. e já trabalho com esportes, redação e SEO há alguns anos. Me graduando em licenciatura de Literatura Inglesa nos próximos meses e já programado para iniciar minha pós-graduação em Jornalismo na sequência, estarei aqui no Blog de Escalada com vocês nas mais variadas notícias desse esporte e estilo de vida.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz. A minha e a do povo, que curte algo diferente e às vezes quer ver algo novo. Realmente saiu assim, não foi minha intenção. Naturalmente veio e pensei, por que não?
Enfim, esportes americanos, esportes em geral é hoje minha profissão. Seja rimando, “factuando” ou algo mais, sigo na busca do aprimoramento coletivo e pessoal, performando no que o tempo, esporte e vocês precisam para ontem, hoje ou amanhã. Que seja atemporal, seja o que for, eu, Jamis Gomes Jr., sigo na busca para te entregar um conteúdo com primor.