É possível fazer música com equipamentos de escalada? Compositora e DJ britânica diz que sim

Há um tempo atrás, aqui mesmo na Revista Blog de Escalada, foi publicado um vídeo de um DJ que fazia música eletrônica com os ruídos típicos de bicicleta. Johnny Random, o músico que usou a bicicleta como instrumento musical, fez relativo sucesso na época.

Agora, vários anos depois, o tilintar de equipamentos de escalada em uma cadeirinha tornou-se trilha sonora. A escaladora e musicista Caro C experimentou criar faixas de música eletrônica usando nuts, camalots, excêntricos e mosquetões.

Descrita como uma “feiticeira sônica” pela rádio britânica BBC Radio 3 e uma “avalanche eletrônica de uma mulher”, Caro compõe, produz e executa música eletrônica usando uma mistura de equipamento de som, instrumentos, vocais e ‘sons encontrados’. A curiosidade de Caro por som e música começou na infância. “Eu era um pouco obcecada com o tom e o ritmo dos indicadores automotivos quando era criança”, disse ela ao portal britânico de escalada ukclimbing.com.

A britânica trabalha como artista musical, professora e engenheira de som com vários álbuns , projetos criativos e performances ao vivo em seu nome. Depois que Caro se recuperou de uma grande operação na coluna, oito anos atrás, um amigo sugeriu que ela gostasse de escalar.

Foi durante uma viagem com seu clube de escalada quando reparou nos ruídos de camalots, nuts, excêntricos e outros equipamentos. “Aquele sons dos equipamentos em uma cadeirinha tilintando suavemente enquanto um escalador desce de ma falésia e como ele se mistura com a acústica do local e outros sons ambientes, não poderia ser desperdiçado”, afirma Caro C. “Eu me comprometi a fazer música com equipamentos de escalada a partir de então”, complementa.

O resultado pode ser visto no seu último álbum Electric Mountain, mais exatamente na faixa “Shimmering Gear”.

Climbing ASMR?

Muita gente já deve encontrado no YouTube vídeos com sussurros, barulhinhos, ondas do mar, canto de pássaros e etc. A sigla ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) aparece associada a esse conteúdo, que promete uma sensação agradável no corpo gerada por um estímulo externo que, no caso dos vídeos ASMR, pode ser sonoro ou visual.

Há quem possa dizer que o trabalho de Caro C é uma espécie de extensão do ASMR. O interesse público no ASMR aumentou dramaticamente durante a segunda metade da década de 2010. A mágica do ASMR está no gatilho que vai despertar as sensações prazerosas em quem os escuta.

Entretanto, o que Caro C faz é expandir o uso dos sons, anexando samplers e vozes para criar uma espécie de música eletrônica que sirva de inspiração a quem goste do estilo minimal. Conhecido como Minimal, ou Minimalismo, é um tipo de música que utiliza poucos sons, normalmente apenas timbres e samples de outras músicas, com ritmos repetitivos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.