É importante fazer um curso de escalada e montanhismo?

Numa sociedade onde a forma se valoriza mais do que o conteúdo, a gente pode terminar seguindo conselhos de um suposto especialista que aparenta saber muito, tomando decisões erradas e chegando a resultados catastróficos.

Charles Darwin disse que “a ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento”.

A escalada é um esporte de risco e qualquer imperícia resulta em acidente. Uma das qualidades mais importantes de um escalador e montanhista é aprender a aprender e isso só se consegue com humildade, aprendendo a escutar.

Repare como hoje todos possuem certeza de tudo e confiança em qualquer coisa. Ninguém parece querer aprender nada.

O jornalista Nelson Rodrigues afirmava que “O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Porque para Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implicaria em uma grave, pesada e sufocante responsabilidade”.

E a responsabilidade na escalada passa por ter e saber valorizar o conhecimento. Responsabilidade passa pela iniciativa de querer fazer um curso de qualidade. Porque o melhor escalador não é o que que escala o grau mais alto, ou sobe a montanha mais difícil.

É aquele que admite que não sabe tudo. É aquele que Valoriza o conhecimento, não o achismo.

No Episódio de hoje vamos refletir se é importante, ou não fazer um curso de escalada.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcelo Motta Delvaux (@marcelo.mottadelvaux) em

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.