Os drones, aviões controlados remotamente, estão a ser utilizados para captar imagens de uma das maiores montanhas do mundo no Paquistão
Mais conhecidos por serem utilizados com fins militares e em atos de espionagem norte-americana, com ampla utilização na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão para detetar alvos militares, os drones estão agora a ser utilizados para fins mais culturais.
Uma expedição suíça utilizou durante este verão helicópteros controlados remotamente para filmar imagens raras de alpinistas no Karakoram, um dos percursos mais exigente e formidavel da montanha, a nível mundial.
“As pessoas vão ver imagens nunca vistas do Karakoram”, afirmou Corey Rich, um fotógrafo e especialista em vídeo que esteve na expedição.
Esta expedição resulta de um projeto entre a empresa de equipamento e vestuário para atividades no exterior Mammut e a Dedicam, especializada na utilização de helicópteros com controlo remoto em filmagens.
O objetivo é fazer um documentário sobre o montanhista David Lama e o seu parceiro Peter Ortner, enquanto ambos escalam o Trango Tower.
A torre de granito Baltoro está mais de 6.000 metros acima do nível do mar e é tecnicamente uma das escaladas mais difíceis do mundo.
Fonte: http://www.rtp.pt/notícias/index.php?article=589194&tm=4&layout=121&visual=49

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.