Dois montanhistas ucranianos são mortos em combate com tropas russas

Os montanhistas ucranianos Alexander Zakolodny e Grigory Grygoryev foram mortos em combate contra as tropas russas na batalha de Soledar no sábado. O anúncio foi feito pelo Járkov Alpine Club.

No início da guerra, há quase um ano, os dois montanhistas decidiram deixar para trás seus equipamentos de escalada e usar camuflagem e pegar um rifle. A dupla, ambos com 35 anos, eram amigos e parceiros de escalada.

Eles passaram muito tempo juntos e juntos escolheram lutar em uma decisão que, segundo amigos nas redes sociais, veio como uma resposta imediata à invasão russa ao seu país . Mesmo na guerra eles permaneceram juntos e juntos lutaram para defender sua terra.

Quem foi Alexander Zakolodny

Alexander Zakolodny tinha um currículo de alto nível com várias expedições a uma montanha de oito mil. Seu nome de guerra, Roccia, diz muito sobre ele. Durante sua carreira de montanhista alcançou o cume dos cinco montanhas acima de sete mil metros presentes nos territórios da ex-URSS, ganhando o reconhecimento de Snow Leopard.

Alexander, foi vice-presidente da Federação Ucraniana de Montanhismo e Escalada e com seu clube de Kharkiv registrou expedições a Cho Oyu (8.188 m) e Nanga Parbat (8.126 m).

Alexander Zakolodny foi ainda candidato ao mestrado em desportos de escalada e turismo e mestre em desportos de montanha. Desde 2013 gerenciou o centro de escalada Kharkiv, onde organizou várias competições.

Zakolodny foi um dos sobreviventes do ataque terrorista de 2013 no Manga Parbat, conhecido como massacre de Nanga Parbat. O massacre de Nanga Parbat em 2013 foi um ataque terrorista ocorrido na noite de 22 de junho de 2013 em Gilgit-Baltistan, no Paquistão.

Na ocasião cerca de 16 militantes, supostamente vestidos com uniformes dos escoteiros de Gilgit-Baltistan, invadiram um acampamento base de montanhismo de alta altitude e mataram 11 pessoas, 10 alpinistas e um guia turístico local.

O ucraniano Alexander Zakolodny ainda integrou a seleção ucraniana de montanhismo e desde 2008 participa de competições nacionais e internacionais.

Quem foi Grigory Grygoryev

Grigory Grygoryev era atualmente candidato a Mestre em Escalada Desportiva, 2º grau em montanhismo. Além do montanhismo, ele se envolveu em maratona, ciclismo e triatlo.

Zakolodny e Grigoryev foram amigos de longa data, conforme detalhado por Gennadii Kopeika, membro do mesmo clube e amigo dos montanhistas falecidos. “Eles foram para as montanhas juntos. Nos primeiros dias da invasão russa, eles foram se alistar voluntariamente para defender sua terra, lutaram juntos na unidade especial e morreram em combate lado a lado”, escreveu ele em sua conta no Facebook.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.