Dois montanhistas espanhóis são declarados mortos no Fitz Roy

Dois montanhistas espanhóis são declarados mortos na Patagônia. Uma avalanche de neve surpreendeu Iker Bilbao e Amaia Agirre depois de escalar o Fitz Roy (3.405 m). Um terceiro membro do grupo amarrado saiu ileso.

Iker Bilbao, de 29 anos, e Amaia Agirre, de 31 anos, estavam desaparecidos desde a última quinta-feira, quando uma avalanche de neve os soterrou e os arrastou para o fundo de uma fenda minutos depois de chegar à base do Fitz Roy. Ambos faziam parte de uma cordada de três escaladores e tinham acabado de completar a via Afanassieff.

Nessa mesma via que, em 2011, morreu o escalador carioca Bernardo Collares (o corpo do brasileiro até hoje não foi localizado). De acordo com informações técnicas, apesar de não possuir muito gelo ou rocha quebradiça, a via é possui dificuldades no rapel.

Foi justamente após fazer o fazer rapel pela rota franco-argentina, que o trio foi surpreendido pela avalanche quando todas as dificuldades pareciam superadas. Josu Linaza, de 31 anos, escapou ileso do acidente e chegou ate El Chaltén para buscar ajuda.

A Dra. Carolina Codó, fundadora e chefe da Comissão de Socorro de El Chaltén, declarou que “Acho que não há esperança para os dois desaparecidos. O sobrevivente os procurou por quase uma hora sem ver rastros, e notou que a avalanche os havia arrastado para o fundo de uma enorme fenda na geleira. Neste momento, temos 30 graus de temperatura (é verão) e a isoterma está acima de 4.000 metros, então não posso nem mandar ninguém procurar os corpos, porque isso os colocaria em um perigo enorme.”

“Quando as temperaturas baixarem, vamos tentar organizar uma pequena equipa para avaliar a situação e decidir se é possível recuperar os corpos”, completou Codó ao jornal espanhol El País.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.