Dois escaladores morrem na descida do Monte Everest

No Monte Everest, mais de 150 alpinistas já chegaram ao cume nesta temporada e há mais de 400 autorizações emitidas pelo Nepal. Mas um norte-americano e suíço, que faziam parte da equipe Seven Summit Treks, morreram depois de chegar ao cume do Monte Everest (8.849 m) ontem. Eles são as primeiras vítimas na montanha mais alta do mundo em 2021.

O cidadão norte-americano Puwei Liu, de 55 anos, morreu depois de chegar a Hillary Step, localizado entre o colo sul e o cume, mas teve que fugir por causa do whiteout, provocado pela da neve, e pela exaustão. De acordo com o líder do Seven Summit Treks, Chhang Dawa Sherpa, “consumiu mais tempo, mas com a ajuda de oxigênio extra e apoio sherpa, Liu chegou com segurança ao colo sul na noite de quarta-feira, antes de falecer repentinamente”.

O montanhista suíço Abdul Waraich, 41, chegou ao cume do Monte Everest antes de sentir-se mal, segundo Chhang Dawa. “Abdul alcançou o cume com sucesso, mas começou a ter problemas durante a descida”. “Enviamos dois sherpas adicionais com oxigênio e comida. Infelizmente, os sherpas não puderam salvá-lo”, completou Dawa.

O Monte Everest foi o último dos seven summits para Waraich. Segundo informações da imprensa especializada norte-americana, Liu também era um escalador experiente que escalou Makalu (8.481 m) em 2017.

Nenhum outro detalhe foi dado sobre os montanistas falecidos e quando seus corpos seriam retirados. O mau tempo obrigou os montanhistas a descer para altitudes mais baixas com o objetivo de esperar por outra janela de bom tempo. Segundo previsão do tempo, a janela de bom tempo no Monte Everest pode não chegar até a próxima semana.

No momento, não há notícias de nenhuma subida feita sem o auxílio de oxigênio suplementar. Até agora, 62 ascensões expedicionárias internacionais foram confirmadas para 104 sherpas, bem acima da proporção do Monte Everest.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.