Especialistas revelam que ver filmes outdoor tem benefícios para a saúde

Se faz parte do grupo de pessoas que sente que ir ao cinema é uma forma de terapia, fique sabendo que, provavelmente, está mais certo do que imaginava. Os especialistas da área da psicologia têm feito estudos diversos para compreender melhor os efeitos que a visualização de filmes tem sobre o cérebro humano e os resultados são deveras surpreendentes.

A ligação entre os filmes e as estruturas cognitivas e emocionais humanas parece mais estreita do que se imaginava e os benefícios desta prática para a nossa saúde podem ser, efetivamente, merecedores de destaque.

Sabia que ver filmes no cinema pode ser benéfico para a sua saúde? Então, conheça abaixo as explicações dos especialistas sobre os benefícios do cinema para o seu organismo e bem-estar.

A relação entre filmes e saúde

Se espera ansiosamente pelos filmes mais aguardados de 2019 poderá justificar este entusiasmo recorrendo à ciência. Os especialistas da área da psicologia têm associado, entre eles o psicoterapeuta inglês Bernie Wooder (que também é cinéfilo) mediante diversos estudos, que a visualização de filmes acarreta melhorias do humor, à criação de melhores capacidades de atenção e à redução dos distúrbios relacionados com o foco. A teoria de Wooder pode ser comprovada em seu filme “Movie Therapy: How It Changes Lives” (ainda sem tradução para o português). Ao encorajar as pessoas a examinarem seus filmes escolhidos como parte de sua terapia, Bernie Wooder descobriu em seu livro que poderia ajudá-los a desbloquear seus traumas.

Um outro médico, o norte americano Gary Solomon, também escreveu uma obra com o mesmo assunto: “The Motion Picture Description”. Portanto, o uso de filmes, de qualquer gênero, pode ajudar a trazer benefícios para a saúde, não somente física mas também mental.

Ainda encarados como fortes motivadores, os filmes têm sido associados ao tratamento de alguns distúrbios psicológicos, sendo encarados como elementos capazes de nos colocar num estado de consciência alterada, algo semelhante à hipnose, permitindo o aflorar de novas questões e resoluções para problemas quotidianos. A ajuda na redução da ansiedade tem vindo a comprovar que ver filmes promove o alívio do stress e pode amenizar quadros depressivos.

A aplicação da Cinematerapia

O conceito de Filmtherapy (Cinematerapia, em português) diz respeito ao uso de filmes em pacientes com transtornos psicológicos. A intenção deste método é justamente utilizar o filme como forma de induzir um estado de consciência alterado, que promova a melhoria de determinados transtornos psicológicos.

Muitos psicólogos têm adotado estes métodos nas suas sessões, para tentar ajudar os seus pacientes a trabalhar as questões relacionadas com a percepção de conflitos e o reconhecimento de situações. A busca pelo equilíbrio emocional é outra das vantagens que os especialistas encontram no uso de filmes para o tratamento de distúrbios psicológicos.

A pesquisadora Sorina Daniela Dumtrache publicou um estudo científico intitulado “The Effects of a Cinema-therapy Group on Diminishing Anxiety in Young People”, sobre o uso deste tipo de terapia. Os resultados do estudo indicaram uma queda significativa na ansiedade entre os participantes do programa de Cinematerapia, em oposição aos da amostra de controle.

O papel das personagens fílmicas

Ao ver o filme, especialmente no cinema, é natural que o paciente crie empatia com as personagens que este apresenta. Através da personagem que lhe causou empatia, este é levado a conhecer novas dinâmicas, situações e soluções. Este encontro com uma nova realidade – simultaneamente próxima e distante, permite a criação de estruturas de análise que permitem ao paciente a reflexão sobre a sua própria vida.

Assim, quando nos entusiasmamos com o cinema e sentimos o apelo pelos filmes mais aguardados de 2019 estamos, na realidade, promovendo o nosso bem-estar e até a nossa saúde mental. Além disso, especialmente no caso de um filme outdoor, assistir e falar sobre um filme com outras pessoas, multiplica seu valor e serve como uma ferramenta integrativa na terapia. Além disso, o conteúdo de muitos filmes pode tornár a pessoa consciente de seus próprios problemas por meio de identificação e empatia.

Evidentemente, existem ainda muitas questões quanto aos benefícios efetivos que os filmes possam ter e a comunidade clínica divide-se quanto a esta questão. Ainda assim, em caso de dúvidas, por que não continuar a assistir filmes, em especial filmes outdoor, e aceitar o bem-estar imediato que estes sempre carregam consigo?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.