Histórico documentário sobre o inventor das sapatilhas de escalada é disponibilizado na íntegra

As sapatilhas de escalada em rocha, incluindo todos os seus modelos, é uma novidade “recente” na história do esporte. As aspas se justificam por estarmos na segunda década do século XXI, e que a data da invenção da sapatilha de escalada é da década de 1950. O termo recente é justificado apenas se comparado com a história do próprio esporte ao longo da vida humana na face da Terra.

Os primeiros calçados para escalada esportiva foram projetados pelo alpinista francês Pierre Allain. A ele é creditado não somente a invenção das sapatilhas de escalada como também dos sacos de dormir com pena de ganso, mosquetões, sistemas de segurança em rapel, etc. O alpinista morreu em 2000 aos 96 anos de idade.

O documentário de TV intitulado “La lumière du rocher ” foi realizado em 1986 e tinha o objetivo fazer um singelo retrato sobre o escalador francês. No documentário de pouco mais de 30 minutos, há imagens de época sobre a escalada em Fontainebleau, local que o próprio Allain ajudou a desenvolver.

Especula-se que desde os protótipos, até o produto final, a sapatilha de escalada foi criada na década de 1950, quase na mesma época que a escalada em boulder estava se desenvolvendo em Fontainebleau.

There are 2 comments

    1. Luciano Fernandes

      Sergio

      Acredito que não tenha lido o texto atentamente. Sempre em todos os artigos da categoria VIDEO, ele está no topo do artigo (TODOS). Para facilitar a quem não presta atenção ao vídeo no topo do artigo que o vídeo está em “auto play” para evitar com que a produção passe despercebido.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.