Do mosteiro para escalada: A volta de Didier Berthod ao esporte

Há quinze anos, Didier Berthod era uma das grandes referências da escalada em rocha. O suíço foi tema de uma reportagem exclusiva na Revista Blog de Escalada. Berthod foi também o destaque do filme “First Ascent”, o qual foi o pontapé inicial para a consolidação do festival “Reel Rock”.

Desde o ano 2000 era considerado um dos maiores especialistas em escalada de fendas, senão o maior expoente dessa modalidade. Entre suas escaladas mais importantes estão “Greenspit” em Valle dell’Orco (Itália) e “From Switzerland with love” em Indian Creek (EUA). Sua corrida para encadenar a “Cobra Crack” em Squamish (Canadá) é lendária até hoje.

A volta à escalada

No entanto, em uma surpreendente reviravolta do destino, sua vida mudou da noite para o dia. Na época decidiu abraçar a fé cristã e se isolar em um mosteiro. Didier Berthod passou doze anos lá até 2019. Mas a partir daí, outra reviravolta aconteceu: voltou a escalar.

Após um recomeço tranquilo, escalando um dia por semana, Didier Berthod recentemente recuperou o ritmo de um escalador profissional. Escalou vias e “reencadeou’ linhas até 8c francês (11a brasileiro) e, com quase 40 anos, já sonha em voltar a escalar no mais alto nível.

Didier Berthod explicou essa nova etapa de sua vida em entrevista no último episódio da Actiontalk TV (assista ao vídeo no topo do artigo).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.