Divulgado vídeo de Janja Garnbret de escalada histórica em via de 11a

A aproximadamente duas semanas atrás, Janja Garnbret entrou (mais uma vez) para a história da escalada esportiva com a ascensão à vista da via Fish Eye, graduada como 8c francês (11a brasileiro). Poucos dias depois, ela repetiu o feito com American Hustle e registrou o feito em vídeo.

Janja Garnbret é atualmente a escaladora competitiva mais forte do mundo (quiçá da história), sem qualquer discussão. Porém, devido ao treinamento intensivo e ao calendário de competições, ela raramente era vista na rocha. No início de novembro, após as Olimpíadas e o fim da atual temporada, Garnbret foi à Espanha e causou um rebuliço: conseguiu a escalada à vista da via Fish Eye (8c francês / 11a brasileiro).

A jovem eslovena calou todos os críticos ao redor do mundo, sobretudo os mais conservadores, que alardeavam que pessoas que se dedicam à competições de escalada não rendiam o mesmo em escalada em rocha. Uma outra vertente, que divulgava que competições de escalada não tinha nenhuma relação com escalada em rocha, também se calaram assombrados com o feito de Janja.

O vídeo no topo do artigo mostra sua impressionante escalada e como ela até mesmo tira o casaco em um ponto de descanso durante a subida da via American Hustle.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.