O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje, 09/12/2021, sua recomendação para o Programa Olímpico Inicial para os jogos de 2028 em Los Angeles. Por outro lado, boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno, por enquanto, não estariam mais no programa fixo dos jogos.
O boxe e o levantamento de peso têm sido disputados em todas as Olimpíadas desde 1920. O pentatlo moderno está em todas as Olimpíadas desde 1912. O presidente do COI, Thomas Bach, disse que as três federações internacionais de esportes devem abordar áreas problemáticas distintas para a satisfação do Conselho Executivo do COI. Nesse caso, eles podem ser adicionados ao programa olímpico de 2028 já em 2023.
Beisebol e softbol, que foram adicionados para Tóquio a pedido dos organizadores depois de serem eliminados das Olimpíadas depois de 2008, não estarão no programa 2024 de Paris, mas esperam retornar para Los Angeles 2028. A escalada esportiva, junto do skate e surfe, estão programados para fazer a transição para o programa principal após a exibição bem-sucedida em sua estreia em Tóquio.
Embora o anúncio não inclua informações sobre o formato proposto, a escalada esportiva estreou nos Jogos de Tóquio em 2020 com a formato batizado de “Combinado”, que incluía todas as três disciplinas. A escalada estará novamente presente nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, com diferentes competições de Escalada de Velocidade e um combinado de bouldering/vias guiadas
Em resumo, a inclusão no Programa Olímpico no programa fixo permite que a escalada esportiva seja incluída em jogos futuros. O Comitê Organizador Los Angeles 2028 anunciou seu total apoio à recomendação do Conselho Executivo do COI. O COI realizará uma sessão em fevereiro de 2022 para aprovar o programa inicial.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.