Diferenças entre “beta” e torcida organizada – De onde vem o termo?

Beta é uma gíria da escalada que designa informações sobre algo específico da escalada. Pode variar de uma pequena dica sobre uma passagem difícil a uma instrução passo a passo de toda a escalada.

Para montanhismo, o “beta” pode incluir informações sobre a distância e a dificuldade da abordagem, a disponibilidade de água na subida e a maneira que é necessário fazer o trajeto.

O uso do termo “beta” na escalada é geralmente atribuído ao escalador Jack Mileski. Mileski que teve um fim trágico, sendo assassinado por Claire Welsh, sua namorada na época, com um tiro na nuca desferido enquanto dormia em 12 de janeiro de 1997. Jack tinha 38 anos à época.

“Beta” era a abreviação de Betamax, um formato de gravação em fita caseiro de 12.7 mm idealizado e fabricado pela Sony. Para o uso doméstico, o Betamax perdeu para o VHS apesar de uma grande campanha de marketing da Sony.

O Betamax vendido sob o nome de Betacord pela Sanyo, mas frequentemente era apenas chamado de Beta.

Jack Mileski gravava a si próprio em fitas betamax enquanto escalava as vias e depois compartilhava essas fitas com os amigos. Portanto, “dar o beta”, era ceder a fita de videocassete betamax para que pudessem visualizar a movimentação na via.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.