Dicas essenciais para cuidar da pele em esportes outdoor

Muito mais que somente a estética, cuidar da pele não é apenas uma questão de vaidade. Viver em um país que possui sol praticamente o ano todo, cuidar da pele em atividades outdoor é um hábito que deveria fazer parte da rotina diária.

A exposição excessiva à radiação solar pode causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele. Ter a preocupação de cuidar da pele, é possível evitar problemas de pele como:

  • Queimaduras
  • Envelhecimento precoce,
  • Problemas de vista, acne
  • Câncer de pele
  • Melasmas (manchas de cor marrom por excesso de sol)
  • Queratose (feridas ásperas e pequenas)

Proteção solar

Não existe uma “receita de bolo” que serve para todo mundo. Portanto, cada pele necessita um cuidado personalizado à realidade de cada pessoa.

Sem dúvida, é essencial usar um filtro solar completo que o proteja a pele contra os raios UV-B e UV-A e infravermelho-A. É aceito por dermatologistas que protetores solares FPS 15+ seja suficiente para a maioria das pessoas.

Protetores com FPS 8+ são indicados para os pacientes com a pele escura. Um FPS 30-60+ (ou até mesmo FPS 100+) é indicado quando a pessoa esteja em tratamento ou já com doenças de pele.

O mais importante, entretanto, quando se fala em protetor solar, é que ele deve ser adequado para cada tipo de pele. Caso tenha alguma dúvida de que tipo de protetor solar deve usar, pergunte a um dermatologista.

Áreas sensíveis

Existem áreas do corpo especialmente sensíveis no corpo quando pensamos em exposição ao sol. Áreas com pele mais delicada, como rosto, pescoço, ombros, torso, orelhas, mãos ou peito do pé, são consideradas áreas sensíveis.

Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Por serem áreas sensíveis, é recomendado que a proteção seja acompanhada de barreiras físicas, como chapéus, lenços, camisetas, etc. Para estas áreas procure tecidos técnicos para esportes outdoor com proteção contra raios UVA.

Da mesma maneira que foi explicado sobre protetor solar, também existem cremes especiais para o rosto, lábios e couro cabeludo.

Horários de treino

Acostume-se a usar um filtro solar adequado todos os dias, incorporando-o à sua rotina diária. Se você treina regularmente na natureza, tenha consciência de que o sol danifica o ano todo.

Evite a exposição ao sol entre as 12:00 e as 16:00 da tarde. Este é o horário de maior radiação e quando os raios solares são mais nocivos à pele.

Hidratação pós treino

A hidratação é uma questão importante em esportes outdoor. Constantemente é tema de artigos na Revista Blog de Escalada.

Portanto parece chover no molhado receitar beber água antes, durante e depois de uma atividade ou treino. A preocupação deve-se ao fato de que a hidratação faz parte de cuidar da pele.

Por isso, no cuidado da pele deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão. Tomar entre dois e três litros de água por dia é fundamental. Invista nos alimentos com betacaroteno como cenoura, laranja, mamão, beterraba e manga.

Opções a serem usadas em abundância são: água, do suco de frutas e água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajude a manter a quantidade adequada de água na pele.

No banho, procure usar sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele. A temperatura da água deve ser morna, para evitar o ressecamento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.