Os Destaques dos esportes de montanha 2014

Tradicionalmente a Revista Blog de Escalada enaltece os praticantes de esportes de montanha que mais se destacaram no ano.

Como prometido, e anunciado em 2013, a partir deste ano TODOS os praticantes de esportes de montanha ganharão um troféu e camiseta como reconhecimento por serem destaques pelas suas realizações durante o ano.

A premiação com troféus foi concretizada pela Trilhas e Rumos, que fez questão de patrocinar o prêmio, e mostrar que está comprometida com a prática e difusão do montanhismo no Brasil.Destaques2014-2

Os nomes foram escolhidos após consultar todos os colaboradores do site que puderam sugerir nomes das pessoas que se destacaram dentre os esportes de montanha.

Empreendedores, escaladores de alta montanha, atletas de escalada esportiva, técnicos, corredores de montanha e muitos outros nomes foram indicados e sugeridos por terem sido destaques dentre sua comunidade.

Importante também salientar que os destaques do ano de 2014 foram avaliados levando em consideração não somente a relevância do feito, mas também o impacto que teve na comunidade outdoor brasileira.

Parabéns aos vencedores do troféu destaque do ano de 2014.

Alexandre-Linha-Paranhos-destaque

Foto: Acervo Pessoal Alexandre Paranhos

Foto: Acervo Pessoal Alexandre Paranhos

Porque: No meio do marasmo que se encontra o mercado de academias de escalada, o paulista Alexandre “Linha” Paranhos não se intimidou com as alardeadas dificuldades de abrir um empreendimento para o público escalador.

Acostumado a usar as suas habilidades com números em uma autarquia na capital do país, “Linha” não somente se contentou em abrir sua academia como também sediou uma etapa do campeonato brasileiro ABEE em sua unidade, tendo um público de 500 pessoas em seu espaço.

Alexandre Paranhos é sem dúvida um empreendedor a ser admirado, seguido e que sirva de inspiração para outras pessoas.

Ana-Elisa-Boscarioli-destaque

Ana Elisa Boscarioli

Foto: Acervo Pesssoal Ana Elisa Boscarioli

Porque: A paulista Ana Elisa Boscarioli tornou-se a primeira mulher brasileira a realizar a façanha de completar os “Seven Summits”.

Escalando as seis montanhas mais altas de cada continente e o Monte Denali no Alaska, Ana Elisa entra para a história do montanhismo brasileiro elevando assim o nível e a respeitabilidade da escalada em alta montanha brasileira.

Ana Elisa Boscarioli consolidou-se como o grande nome da escalada em alta montanha do Brasil, sendo também referência mundial no esporte.

Anderson-Gouveia-destaque

Foto: Acervo Pessoal Anderson Gouveia

Foto: Acervo Pessoal Anderson Gouveia

Porque: Ciente da necessidade de renovação de atletas de competições de escalada para que o esporte entre novamente em uma espiral virtuosa de crescimento do esporte, o paranaense Anderson Gouveia com seu trabalho de incentivar a escalada em jovens conseguiu marcas expressivas em torneios na Europa.

Mesmo focado em realizar um trabalho de médio e longo prazo, consegue colher frutos de sua dedicação à nova geração de escaladores, jogando uma luz à possibilidade de criação de jovens futuros atletas.

Seu vasto conhecimento em treinamento de escalada, sendo o único route setter brasileiro certificado pelo IFSC, o coloca como o principal descobridor de talentos da escalada brasileira da atualidade.

Bianca-Castro-destaque

Foto: Matteo Maffizzoli

Foto: Matteo Maffizzoli

Porque: 2014 ficará marcado na história da escalada esportiva brasileira como o ano da carioca Bianca Castro.

Não fosse o bastante ter atingido a marca de encadenar um 10b/8b Fr(marca feminina máxima de uma escaladora brasileira), sua soberba e acachapante vitória no campeonato brasileiro ABEE de escalada indiscutivelmente  a consagrou  como a mais forte escaladora do pais da atualidade e uma das mais fortes da América do Sul.

Bianca Castro é a cristalização da renovação da escalada esportiva brasileira e sem sombra de dúvida em todo e qualquer campeonato é o nome a ser batido , caminhando a passos largos para, talvez, tornar-se a maior escaladora da história do Brasil.

Fernanda-Maciel-destaque

Foto: http://corredores-de-montana.blogspot.com

Foto: http://corredores-de-montana.blogspot.com

Porque: Qual atleta brasileiro é destaque mundial, e grande ídolo na Espanha sendo retratado constantemente na imprensa. Se você acha que é Neymar se enganou. O nome do momento do esporte mundial de montanhas é Fernanda Maciel.

No ano de 2014 sagrou-se segunda colocada no ranking da ITRA (International Trail Running Association) e quarta no UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc)

A atleta mineira é referência mundial em sua categoria, e possui um coração do tamanho do mundo realizando feitos de filantropia verdadeiramente notáveis.

Fernanda Maciel é, sem sombra de dúvida, o maior nome feminino do esporte brasileiro da atualidade em todas as modalidades e, guardadas as devidas proporções, é a Maria Esther Bueno do século 21.

pedra-rachada-destaque

pedra_rachada

Porque: Guias de escalada possuem a fama de sempre ficar no lugar comum.

A falta de excelência na apresentação visual, excesso de improvisações são alguns dos itens constantemente apontados por quem ansiava por um produto diferenciado.

Pois os mineiros da equipe “Pedra Rachada”, formado por Luca Portilho e Nathalia Daneliczin, procuraram realizar algo novo: Um Guia de Escalada que possuísse excelência de qualidade muito acima do que já foi apresentado no Brasil.

O resultado foi um produto que inaugurou um novo patamar de qualidade nos guias de escalada e que estabelece um padrão de qualidade condizente com as linhas de boulders retratadas nele.

Parabéns para Luca Portilho e Nathalia Daneliczin por terem elevado o nível da produção dos Guias de Escalada no Brasil.

 

ze-destaque

Foto: reprodução cena do filme Zé do Pedal

Foto: reprodução cena do filme Zé do Pedal

Porque: A realização de filmes outdoor é muito mais que simplesmente imagens bonitas e sorrisos falsos estampados no rosto de praticantes.

O filme “Zé do Pedal” mostrou isso de maneira simples e eficiente.

Seguramente é o melhor filme outdoor brasileiro produzido em 2014 por ter se preocupado em documentar o mais importante: as pessoas e seu jeito simples de ser.

BannerTrilhas e rumos

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.