Destaques do ano de 2013

Escolher os destaques do ano da escalada e montanhismo brasileiro não é uma tarefa fácil, nem nunca será simples.

Para muitos será injustiça para escalador “x” ou “y” que realizou feito “A” ou “B” não constar na lista.

Mas a Revista Blog de Escalada repete o esforço realizado no ano passado (saiba quem se destacou na escalada no ano de 2012 aqui) e aponta quem se destacou no ano de 2013.

Importante também salientar que os destaques do ano de 2013 foram avaliados levando em consideração não somente a relevância do feito, mas também o impacto que teve na comunidade outdoor brasileira.

Vamos aos destaques do ano de 2013:   MaximoKaush

foto_maximo

Foto: Acervo Pessoal Máximo kaush

Porque: Por ter levado o montanhismo brasileiro a atingir marcas até então inimagináveis Máximo Kaush ainda mostrou ser um dos escaladores de alta montanha mais fortes do mundo e que tudo o conquistado até o momento foi apenas o começo.

Embora tenha tido a imagem e feitos de 2012 amplamente comemorados repetiu a dose em 2013.

Diante de tamanha determinação e apetite por realizações em alta montanha merece todo destaque e reverência.

BiancaCastro

Foto: Acervo Pessoal Bianca Castro

Foto: Acervo Pessoal Bianca Castro

Porque: A carioca Bianca Castro realizou várias cadenas no ano de 2013 que a consolidou como uma das escaladoras mais fortes do Brasil, e se afirmando como a mais promissora escaladora  esportiva brasileira.

Bianca é hoje, sem dúvida nenhuma, a escaladora esportiva de maior destaque do Brasil e com um futuro brilhante de conquistas esperando por ela.

Para o ano de 2014 fica a expectativa que Bianca Castro se consagre realizando todas as vias de escalada esportiva mais difíceis do Brasil.   SergiFlavio

Foto: Flavio Daflon

Foto: Flavio Daflon

Porque: Os escaladores cariocas Sérgio Tartari e Flávio Daflon são verdadeiramente duas lendas vivas da escalada brasileira.

Poucos escaladores mundiais atingiram um nível de excelência que a dupla conseguiu atingir na atualidade.

Não é para menos que a dupla é reconhecida mundialmente por suas conquistas e feitos.

Foto: Acervo Pessoal Flavio Daflon

Foto: Acervo Pessoal Flavio Daflon

No início do ano de 2013 realizaram uma conquista dificílima na Argentina que culminou na abertura da via “Samba do Leão”.

Conquista esta que valeu esta premiação.

 

Felipe-G-Camargo

Foto: Peruzzo

Foto: Peruzzo

Porque: O escalador paulista Felipe Camargo realizou duas cadenas de boulders de graduação V14 em 2013, além de várias outras em seu “tour” pelo Brasil e Europa.

Com estas marcas se firma como o escalador esportivo mais  forte da atualidade e cria grandes expectativas de conquistas ainda maiores em 2014.

Sua conquista de feitos neste ano de 2013 ficou aquém de seu potencial devido ao desinteresse de federações de montanhismo e escalada (assim como academias) em realizar campeonatos de escalada.   Lisete-Florenzano

Foto: Acervo Pessoal Lisete Florenzano

Foto: Acervo Pessoal Lisete Florenzano

Porque: A paulista Lisete Florenzano se consagrou como o nome de referência dentre as mulheres que praticam escalada em alta montanha com a ascenção ao Cho Oyo, tornando-se a quarta brasileira a atingir cume a uma altura superior a 8000 m.

Lisete é sem dúvida a maior escaladora brasileira de alta montanha da atualidade.

Para engrandecer mais a sua conquista, optou por subir uma montanha fora do “mainstream” da escalada de alta montanha.

Lisete realizou o feito sem necessidade de patrocínios vultuosos e em uma montanha que exige capacidade técnica acima da média.   Oswaldo-Baldin

Foto: Samuel Amaro Nascimento

Foto: Samuel Amaro Nascimento

Porque: O capixaba Oswaldo Baldin se consagrou como produtor e realizador de filmes de montanha na edição de 2013 do Rio Mountain Festival abocanhando 3 prêmios com seu filme “Amigo Imaginário”.

O filme documenta a primeira conquista feminina no estado brasileiro Espírito Santo.

Com a conquista Baldin entrou para o seleto clube de produtores de filmes outdoor que conquistaram 3 prêmios em uma só edição. Rafael-Rodrigues

Foto: Felipe Dallorto

Foto: Felipe Dallorto

Porque: Os escaladores paulistas Ana Lígia Fujiwara e Rafael Rodrigues provocaram muita expectativa com o filme “Elas na Pedra”, e somente pela idéia de produzir um filme de escalada esportiva somente com mulheres seguramente inspiraram muitos a fazer o mesmo.

O filme documenta a expectativa de cinco escaladoras para encadenar as vias de escalada no limite pessoal de cada uma.

A produção não foi premiada no Rio Mountain Festival 2013, mas este detalhe em nada tira o seu mérito de ter seguramente inspirado produções de filmes outdoor com mulheres.

Pela iniciativa ganhou destaque e notoriedade dentro da comunidade escaladora.

Peruzzo-Przlab

Foto: Peruzzo

Foto: Peruzzo

Porque: O fotógrafo mineiro Peruzzo Pzlab se consagrou como o principal fotógrafo de escalada do Brasil.

Após com suas lentes ter retratado os escaladores da região de Uberlândia com maestria e talento, conseguiu emocionar a todos com dois vídeos com duas temáticas diferentes.

Iniciou o ano de 2013 como mero desconhecido da comunidade, mas acaba o ano de 2014 reconhecido, e reverenciado, por todos como o mais talentoso fotógrafo de escalada da atualidade.

Reconhecimento mais do que merecido e que prova que seu talento somente crescerá sua qualidade apresentada.

Devido ao reconhecimento da comunidade praticamente decreta que se um escaldor deseja ser retratado com a devida qualidade tem de ser pelas suas lentes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.