Desmitificando os resgates de montanhistas

Onipotente é alguém que, em teoria, é capaz de fazer tudo, não tem nenhum tipo de dificuldade e é Todo-poderoso. Uma pessoa que se julga onipotente é aquela que acredita que não precisa de ninguém.

Afinal ela acredita que é poderosa em todos os sentidos. Esta sensação de onipotência nos indivíduos, tem suas raízes na infância e na formação dos conceitos de moral e ética. Em outras palavras, na formação do caráter. Ouvir um não, necessariamente implica em ter que ouvir o porquê desse não e consecutivamente buscar compreender as razões dele.

Isso significa parar para ouvir, dar atenção, considerar etc.; Estes são conceitos importantes e que perduram ao longo da vida, pois facilitam as trocas afetivas e sociais, forma a sensibilidade, tolerância, respeito, simpatia entre outros sentimentos.

Estes sentimentos facilitam a vida em sociedade. Quando se trata de atividades na montanha, há ainda um fenômeno perigoso. Além de se sentir onipotente, alguns indivíduos acreditam que sabem tudo. Estes “empoderados pelas redes sociais” consideram que seus grupos de whatsapp equivale a uma faculdade.

Assim se multiplicaram pessoas que sofrem de síndrome de Dunning-Kruger. Esta síndrome faz com que as pessoas tendem a superestimar suas aptidões sociais e intelectuais. Ninguém está livre dessa síndrome, por mais esperto que seja. Porém o aleatório é preponderante nos esportes.

Então, no momento que pequenos efeitos aleatórios se encontram, o inesperado acontece e pessoas se perdem na montanha e tem de ser resgatadas. Se você acredita que somente os “manés” se perdem e tem de ser resgatados, ou que nunca aconteceria com você, saiba está completamente errado Sim, qualquer um pode necessitar de um resgate.

No episódio de hoje vamos falar sobre resgate de montanhistas.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Karine (@ka___angel) em

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.