Deseja fazer carreira na escalada ou atividades outdoor?

metro rockSua carreira é sua e de mais ninguém!

Quando somos da área de Recursos Humanos escutamos coisas que nos fazem perceber o quanto as pessoas colocam na mão do outro as responsabilidades de suas vidas.

Esta semana escutei uma pessoa falando de sua carreira, dizia claramente que a empresa onde encontrava-se era responsável por ela, e que se sentia ameaçado caso fosse surpreendido por uma demissão.tumblr_mc09vygTft1r49rmco1_500[1]

Este discurso não me surpreende visto que a maioria das pessoas pensam da mesma maneira.

De qualquer forma não me impede de questionar porque a maioria pensa assim.

É claro que deixar o outro como responsável por nossa carreira, e nos fazer de coautores é mais bem mais fácil, mas até quando pensaremos que somos coautores e não autores?

198217_502512189770869_1833514768_n[1]Levantando este questionamento me sinto responsável em ajuda-los na tomada de consciência e, para isto, vou tentar isto fazendo algumas perguntas:

1) Você estudou ou aprendeu a fazer o que faz atualmente?

2) Quem é responsável pelas suas tarefas em seu ambiente de trabalho?

3) De quem é o conhecimento que você adquire no trabalho ou em seu dia-a-dia?

4) Se sair desta empresa e ir para uma outra seria capaz de desenvolver as mesmas atividades ou atividades semelhantes?sherpa[1]

Se a maioria das respostas foi um “Não” ou o nome de uma outra pessoa, acredito que já está na hora de se preocupar e rever o caminho que está fazendo.

Mas, se ao responder estas 4 perguntas a resposta foi um “Sim”, “Eu” ou “Meu”, pode começar a dizer que é responsável pela sua carreira.

Segundo Alessandro Gruber carreira é uma decisão que cada um toma sobre o direcionamento que gostaria de dar para o seu futuro e a pior decisão que alguém pode tomar é delegar a responsabilidade do seu plano de carreira para uma empresa.

sherpa1[1]Cada um deve cuidar de sua própria carreira, traçar seus objetivos e investir o que for necessário para atingi-los.

Esperar que a empresa o prepare completamente é uma ilusão e apresenta um grande risco.

Ser responsável pela carreira quer dizer que, esteja onde estiver, saberá realizar suas atividades com a mesma qualidade e competência.

A partir de hoje trace o SEU Plano de Carreira, seja responsável por seu caminho, e veja quantas conquistas virão a partir desta tomada de decisão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.