Depois de polêmica e confusão IFSC divulga os 22 atletas selecionados para pré-olímpico

Após uma semana cheia de confusão, a International Federation of Sport Climbing (IFSC) finalmente publicou a lista de escaladores oficialmente selecionados para participar do Torneio Olímpico de Qualificação, que será realizado de 28 de novembro a 1 de dezembro em Toulouse, França

Conforme divulgado com exclusividade na semana passada pela Revista Blog de Escalada, ao final da temporada da Copa do Mundo de 2019, o IFSC enviou um convite a 20 homens e 20 mulheres para participar do Torneio Olímpico de Qualificação. No entanto, alguns dias depois, a IFSC alterou as regras de seleção para esta competição no último minuto. Na regra de seleção inicial, havia uma cota máxima de dois atletas por país. Mas essa regra foi removida, o que significa que um país poderia enviar mais de dois escaladores para o Torneio Olímpico de Qualificação.

Jérôme Meyer, presidente da Comissão Olímpica do IFSC, anunciou que a cota de dois atletas foi removida porque o Tokyo 2020 Sport Entry revisou o sistema de qualificação e não aceitou tal limitação realizada pela IFSC. A federação japonesa até apresentou uma queixa contra essa mudança de regulamentação de última hora no Tribunal Arbitral do Esporte.

Depois de muito debate e espera, a lista de escaladores qualificados para o torneio de Toulouse foi finalmente publicada. Porém ainda há uma incerteza: pode haver 22 atletas selecionados em vez dos 20 esperados. Com efeito, ao remover a cota de dois atletas no máximo por país, dois escaladores masculinos e femininos foram impedidos de fazer parte da lista de participantes do Torneio Olímpico de Qualificação. É o caso, por exemplo, do esloveno Jernej Kruder e do russo Alexey Rubtsov, que optaram por não participar da última etapa da Copa do Mundo, pois, com base na regra inicial, já estavam qualificados para o Toulouse.

Portanto, quatro escaladores foram adicionados à lista de 20 atletas qualificados. A decisão ainda aguarda a confirmação do Comitê Olímpico Internacional.

Qual a importância da lista com 22 atletas?

Valentina Aguado em Meirigen | Foto: René Oberkirch

Na lista, ao incluir quatro atletas dos EUA, sendo dois no masculino e dois no feminino, impacta nas expectativas dos atletas sul-americanos de fazer parte das Olimpíadas de Tóquio 2020. Muitos atletas latino-americanos possuíam como conta a seguinte possibilidade: dois atletas dos EUA e Canadá se classificarem para as Olimpíadas.

Desta maneira, no pan-americano que servirá de Torneio Olímpico de Qualificação par ao continente Americano, somente atletas latino-americanos teriam chances às duas vagas (uma vaga por gênero). O Canadá já classificou um atleta no masculino para as Olimpíadas mas nenhuma atleta no feminino. O país também não classificou nenhum outro atleta para o Torneio Olímpico de Qualificação de Tolouse. Desta maneira, os atletas canadenses terão de focar suas atenções no torneio de Los Angeles, que classificará para as Olimpíadas.

Os EUA também classificaram uma única atleta no feminino (e nenhum no masculino). Para o Torneio Olímpico de Qualificação de Tolouse, há dois atletas de cada gênero classificados. Portanto, os latino-americanos terão de lugar diretamente contra os atletas canadenses para disputar a vaga olímpica.

Os brasileiros que planejam se classificar para as olimpíadas de Tóquio 2020, terão muita dificuldade no Torneio Olímpico de Qualificação de Los Angeles (que será somente para atletas do continente Americano). Levando em conta os resultados obtidos nas duas últimas temporadas das copas do mundo de escalada e a última edição do campeonato mundial, os brasileiros terão de exibir uma performance nunca antes vista na história do esporte no Brasil. No confronto direto com os Canadenses, caso nenhum norte-americano se classifique em Tolouse, levam ligeira vantagem os atletas chilenos, equatorianos e argentinos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.