Denali: Guarda-parques imploram para que despreparados parem de ir à montanha

O National Park Service dos EUA, por meio de uma declaração pública, implora para que os montanhistas despreparados parem de tentar escalar o Denali (6.190 m). O National Park Service é uma agência do Governo Federal dos EUA responsável pela gestão de 58 parques nacionais e de 333 outros locais de interesse histórico, cultural e natural com várias designações.

Os guarda-parques (conhecidos como rangers nos EUA) do Denali National Park, onde se encontra a montanha mais alta da América do Norte, descreveram conduta problemática de centenas de montanhistas no Denali. Devido à pandemia do ano passado, a temporada chegou com uma taxa maior de acidentes e problemas médicos na montanha.

Os guardas do Serviço de Parques identificaram uma série de preocupações em uma postagem de blog no site do Parque Nacional Denali intitulada “Tendências preocupantes”. No post, os rangers citaram vários problemas, incluindo experiência inadequada, tentativa de chegar ao cume muito rápido e não avaliar totalmente a dificuldade de escalar o Denali.

A título de exemplo, em maio, duas pessoas morreram no Denali. Um deles morreu sob a queda de gelo quando um serac desabou. O outro caiu em uma fenda. Muitos ferimentos graves também ocorreram, incluindo um homem que, sem corda, caiu 300 metros tentando subir ao Denali Pass.

De acordo com a Alaska Public Radio, do primeiro mês da temporada de escalada no Denali (maio ao início de junho), “houve mais chamadas de busca e resgate do que em alguns anos inteiros”.

Uma tendência que os rangers dizem ser um motivo de preocupação é quando os escaladores tentam chegar ao cume em um longo ataque ao cume desde a altitude de 4.200 metros, em vez de descansar no High Camp a 5.181 metros. Rangers afirmam que os impactos desse salto na elevação não devem ser subestimados.

Uma tentativa típica de cume envolve deixar um monte de equipamento para trás e se mover leve e rápido para tentar chegar ao topo e voltar em um dia. Se um grupo fizer uma tentativa de cume mais longa e encontrar um problema, podem precisar contar com outras equipes para comida ou espaço na barraca.

Não há garantia de que os guardas do Denali National Park, estarão por perto ou poderão ajudar quando um grupo tiver problemas. Em muitos casos, guias profissionais que lideram grupos de clientes intervêm para fornecer a ajuda que podem.

Você pode ler a postagem do blog do National Park Service aqui e da Alaska Public Radio sobre os problemas que o Denali enfrenta aqui.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.