Demolição de academia de escalada revolta comunidade de montanhistas em Buenos Aires

A Palestra Nacional de Andinismo (academia de escalada presente no Centro Andino Buenos Aires), é um muro de prática de escalada única no mundo e que existe desde 1982, que permite desenvolver e aprender técnicas essenciais para poder enfrentar os desafios da montanha com uma margem de segurança. Sua criação foi uma iniciativa pública, impulsionada principalmente por membros do Centro Andino de Buenos Aires (CABA) e, sua gestão sempre foi concedida pela FASA (Federação Argentina de Esqui e Montanhismo).

A academia é feita de um conceito relativamente antigo, que é utilizar pedras para imitar a textura e superfície de uma rocha. Esta característica faz com que a Palestra Nacional de Andinismo seja considerada única pelos escaladores e montanhistas argentinos. Segundo os montanhistas argentinos, a academia é o único lugar do país que é possível treinar técnicas de fendas e de chaminé existente.

A academia está localizada no Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo (CENARD), uma instituição dedicada ao desenvolvimento esportivo argentino. Porém o espaço em breve deixará de existir. Por conta de um empreendimento imobiliário, o espaço será demolido. CENARD está localizado em um dos terrenos mais valiosos da cidade de Buenos Aires e, por isso, agora será cedido a um empreendimento imobiliário. A decisão vem revoltando montanhistas tradicionais da capital argentina.

O empreendimento, organizado por fundos de investimentos, Governo da Cidade de Buenos Aires em conjunto com o Governo Nacional, será o Parque de la Innovación (Parque da Inovação) que funcionará como um campus e que reunirá instituições e empresas públicas e privadas voltadas à inovação, ensino superior e pesquisa científica aplicada.

A iniciativa contempla a intervenção de 120.000 m², dos quais 35% serão para uso privado e os 65% restantes irão para espaços públicos. Como a Palestra Nacional de Andinismo não interessa ao fundo, nem mesmo ser movida para um outro lugar, o local será demolido.

Até o momento nenhum dos Clubes Andinos da região de Buenos Aires, tampouco os escaladores portenhos, anunciou protestos ou alguma ação que faça com que as instituições públicas reconheçam a importância do local.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.