De Los Antiguos a El Chaltén: o trekking de 500 km na Patagônia

Los Antiguos e El Chaltén têm uma conexão especial, uma caminhada de 500 quilômetros e 25 dias de viagem que mobiliza as emoções de todos os amantes da aventura.

Percorrendo os caminhos de antigos exploradores, e por locais únicos, um empresário local, Federico Djeordjian, deu perfil turístico a uma proposta que visa ir além dos limites. Confira o relato dessa experiência de Djeordjian.

De Los Antiguos a El Chaltén: o trekking de 500 km na Patagônia

Foto: Radio Cut

Foto: Radio Cut

A pandemia reconsiderou a muitos de nós se vale a pena continuar adiando os projetos que nos fazem sentir vivos. Este é o meu. — disse Federico Djeordjian ao Diario Nuevo Día.

Federico destacou na conversa com o Diario Nuevo Día sua ideia de realizar o percurso, como concretizou e o motivo. Para o empresário, a pandemia serviu de lição para alguns desejos e este foi um deles.

Como muitos têm suas ideias e desejos guardados num caderno ou baú, Djeordjian também tinha a vontade de realizar o trekking e quando chegou a pandemia, o senso de urgência bateu em sua porta. Assim nasceu o que o empresário chama de “Sendero Gran Santa Cruz”.

Federico Djeordjian então começou a moldar o que hoje se tornou uma diferente proposta turística. Em suma, um passeio que atravessa o setor andino, via um trekking que começa em Los Antiguos e termina em El Chaltén. De fato, é um desafio que percorre cerca de 500 km em aproximadamente 25 dias de caminhada.

Segundo o criador, “há uma espécie de ‘pente’, com muitas entradas: para Los Antiguos, Lago Posadas, Parque Nacional Perito Moreno, Vale do Tucu Tucu, Lago San Martín e El Chaltén”.

O que fiz foi, em vez de entrar e sair, fazer uma espécie de caminhada pela Cordilheira norte-sul; unindo uma cidade turística ao norte (Los Antiguos) e a Capital Nacional do Trekking ao sul (El Chalten)”. — explicou Djeordjian.

O caminho

Foto: Ahora Calafate

Foto: Ahora Calafate

Um ambiente único, altas montanhas, à primeira vista parece não haver nada, mas quando você começa a percorrê-lo, percebe que está cheio de vida;

às vezes atravessado por um jardim de flores de alta montanha cheio de borboletas ou por um mar de rochas com dezenas de pequenos lagartos. É uma imensidão dominada por guanacos. — disse Djeordjian sobre o caminho.

Em síntese, a longa trilha é composta por cinco etapas. A primeira atravessa o planalto, unindo os vales de Los Antiguos com os lagos Posadas e Pueyrredón. Sua duração fica em torno de três a quatro dias.

O percurso pelo planalto tem como um dos pontos de referência o Portal da Ascensão do Parque Nacional da Patagônia. Tem também o posto El Rincón e La Visera no cânion dentro do rio Los Antiguos até sua nascente, chegando ao Complexo Vulcânico Zeballos.

Uma razão para realizar o trekking

Foto: Patagonia Azul Turismo

Foto: Patagonia Azul Turismo

Enfim, o empresário explica que a aventura não é feita apenas por paisagens que surpreendem, mas também pela possibilidade única de partilhar experiências com os habitantes locais.

Para mim e para todos os turistas com quem se trabalha, a Patagônia é sinônimo de liberdade, imensidão, ar. Eu senti que era o momento certo para sair e mostrar isso. Valorizando a liberdade que a Patagônia oferece. — finalizou Federico Djeordjian.

Foto destaque: Destinationless Travel

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.