David Lama voltou para casa sem conseguir livrar a via que se propos a fazer em Cerro Torre, na região de El Chaltén*.
(*Errei ao colocar região de Bariloche, fui alertado pelo atento leitor Fabiano)
O escalador austríaco, que chegou trazendo muita polêmica e decidido a enfrentar toda a ética local não conseguiu realizar seu plano de livrar a via “El Compressor”.
A tentativa foi feita após ter recuado da iniciativa sua, e de seu patrocinador, de conquistar a via de cima para baixo.
Mais detalhes: http://www.desnivel.es/alpinismo/david-lama-vuelve-a-casa-sin-haber-liberado-la-via-del-compresor
OBS.: Devido à total falta de respeito com o montanhismo e escalada, o Blog de Escalada desde o início da polêmica se RECUSA a publicar o nome do patrocinador, assim como os eventos promovidos por ele (como fiz com um de DWS realizado no Brasil).
Além é claro de não consumir, e não deixar consumir seus produtos.
Não irei mudar o mundo, mas a minha parte eu faço.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.