Quem eram David Lama, Hansjörg Auer e Jess Roskelley

Os austríacos David Lama e Hansjörg Auer, assim como o americano Jess Roskelley, faleceram na semana passada nas Montanhas Rochosas do Canadá. Juntos, muitos os consideravam os três melhores alpinistas da atualidade.

O grupo foi vitimado por uma avalanche enquanto escalavam o Howse Peak, na sua difícil face leste de 3.295 metros de altura, no Parque Nacional de Banff.

A via “M16” foi feita pela primeira vez em 1999 por Steve House, Scott Backes e Barry Blanchard e nomeada assim por causa de sua periculosidade. Por isso o nome foi o mesmo do modelo de rifle americano. A notícia foi dada em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada, que fez uma cobertura completa atualizando o público com as mais recentes notícias.

Todos os três alpinistas, Lama, Auer e Roskelley, chegaram a um nível de excelência do que é possível no montanhismo de hoje. Portanto, uma tarefa até certo ponto ingrata é conseguir reunir, e resumir, toda a biografia de cada um destes membros. Mas para quem não os conhece, é fundamental a leitura para saber a dimensão da perda.

David Lama

David Lama era provavelmente o rosto mais conhecido do grupo. Desde que o escalador austríaco assinou um contrato com uma bebida energética de seu país, sempre estava em evidência na mídia. Houve mjuito marketing desde então para consolidar a imagem de David Lama. Nascido em 1990, filho de um sherpa nepalês e uma austríaca, mostrou em um curso de escalada com a lenda do Himalaia Peter Habelerum, antigo parceiro de Reinhold Messner (com quem escalou sem oxigênio do Monte Everest em 1978) que era uma pessoa especial.

Na ocasião Habelerum supervisionava um pequeno grupo de oito a dez crianças em um dia de escalada. Peter percebeu logo em seguida que o jovem tinha um grau de talento incomum para a escalada em rocha. David Lama tinha na época a idade de cinco anos. Aos 12 anos de idade, David tornou-se o escalador mais jovem da história do esporte a completar um 8b+ francês (10c brasileiro)

“Você vai escalar como um campeão”, profetizou Peter Habeler. Logo depois, em 2004, ela se concretizou: Lama foi Campeão do Mundo na categoria Júnior. O austríaco ganhou novamente o título em 2005. Lama foi competir na categoria adulta e espantou o mundo em 2006, quando tornou-se o vencedor mais jovem da história da Copa do Mundo de escalada. David Lama começou também a ficar cada vez mais fascinado pelas grandes paredes e, portanto, pela escalada alpina. Porém somente em 2011 passou a se dedicar exclusivamente à escalada alpina.

No ano de 2008, anunciou que queria escalar livremente o “impossível” Cerro Torre na Argentina. Somente em 2012 Lama conseguiu realizar o feito. A partir daí jovem austríaco, que morava em Götzens, perto de Innsbruck, dedicou-se a projetos particularmente desafiadores nas montanhas do mundo. Porém não estava interessado nas vias normais ou nos picos conhecidos. Sua atenção era voltada para as linhas além do Tirol: Alasca, Patagonia e Himalaia. No currículo escalou o Annapurna III (7.555 m) no Nepal e o Masherbrum (7.821 m) no Paquistão. Muitas vezes falhava, mas voltava e tentava novamente.

Seu último grande feito foi em 2018 com a primeira subida solo dos 6.895 metros de altura Lunag Ri no Himalaia.

Hansjörg Auer

Hansjörg Auer nasceu em 1984 na região austríaca do Tirol. Conhecido por suas escaladas em estilo solo, era conhecido como “O Peixe” nas Dolomitas italianas. A revista norte-americana National Geographic o descreveu como “um dos mais ousados ​​e melhores escaladores do mundo”. Sempre considerando o italiano Reinhold Messner como um modelo escreveu uma autobiografia intitulada Südwand, na qual ele descreve seus problemas com a anorexia.

A primeira grande escalada Auer foi a via”Tempi Moderni”, de 850 metros na face sul de Marmolada (3.343 m) nas Dolomitas, no nordeste da Itália. Hansjörg Auer em 2006 demorou 2 horas e 40 minutos. Seu grande destaque ficou por conta da escalada em solo da via de 850 metros em forma de peixe nas Dolomitas, altamente comprometedora e classificada como 7b+ francês (8c brasileiro).

Após a escalada Auer focou em subir montanhas com mais de 7.000 metros nas cordilheiras do Himalaia e Karakoram Suas escaladas mais notáveis incluem o da face sul de Nilgiri no Maciço de Annapurna (8.091 m) e da parede oeste de Lupghar Sar (7.200 m) no ano passado. A primeira ascensão de Lupghar Sar foi em escalada estilo solo.

Jess Roskelley

Jess Roskelley já nasceu entro do alpinismo. Seu pai, John Roskelley, foi um dos mais importantes alpinistas dos EUA nos anos 1970 e 1980. Jess começou sua carreira em alpinismo como guia no Monte Rainier (montanha mais alta do estado norte-americano de Washington com 4.392 metros) após passar no exame Rainier Mountain Guides com a idade de 18 anos,

No ano de 2003, pai e filho subiram juntos o Monte Everest. O então jovem era o mais jovem americano na montanha mais alta do mundo aos 20 anos de idade (Em 2010, esse recorde foi superado por Jordan Romero, que chegou ao cume aos treze anos). Marca que apresentadores de TV acabaram se aproveitando para fazer marketing pessoal. A prova de que Roskelley chegou ao cume do Everest por mérito próprio, é que ele não parou de escalar desde então.

A partir disso empreendeu excursões gelo complexas no Alasca, subindo o Denali (6.190 m) e as Montanhas Kichatna (2.739 m). Além disso viajou para a Patagônia, onde realizou várias ascensões, dentre elas o Cerro Torre (3.128 m) e Fitz Roy (3.359 m).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.