DAV Kletter und Boulderzentrum München: A história do maior ginásio de escalada do mundo

O maior ginásio de escalada do mundo está na Alemanha: DAV Kletter und Boulderzentrum München. Ao contrário do que muitos acreditam, o ginásio é fruto de uma parceria entre estado e entidades de classe e não da iniciativa privada ou de algum empresário.

De forma resumida, as entidades de classe são coletivos da sociedade civil destinados a proteger e representar seus associados. Ou seja, as federações e associações são, em sua essência, entidades de classe representativas de montanhistas e escaladores.

A entidade de classe DeutscherAlpenverein (DAV), o Clube Alpino Alemão, é a maior associação de escalada do mundo e a oitava maior união esportiva da Alemanha. O DAV é membro da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos e é o órgão responsável pela escalada esportiva e competitiva, montanhismo, trekking, hiking, escalada no gelo, expedições de montanha, bem como esqui alpino.

Atualmente possui 357 seções legalmente independentes e um total de 1.385.440 membros. Além disso, a entidade administra 321 cabanas de montanha e abrigos.

A história do DAV

O Clube Alpino Alemão foi fundado como Bildungsbürgerlicher Bergsteigerverein em 1869 na cidade de Munique por 36 ex-membros do Clube Alpino Austríaco (Österreichischer Alpenverein) na cidade de Ötztal. O objetivo da Bildungsbürgerlicher Bergsteigerverein era promover o desenvolvimento turístico dos Alpes Orientais com a construção de cabanas de montanha, trilhas para caminhadas e via ferratas.

Os fundadores eram, em sua maioria, membros insatisfeitos do Clube Alpino Austríaco (ÖAV), fundado sete anos antes, que queriam apoiar o desenvolvimento turístico dos Alpes não apenas moral e academicamente, mas ativamente, por exemplo, construindo cabanas e trilhas.

Os principais líderes foram o padre austríaco Franz Senn, o comerciante de Praga Johann Stüdl, o estudante de Munique Karl Hofmann e o presidente do Clube Alpino Austríaco na Baviera, Theodor Trautwein. Depois de apenas 10 meses, havia 22 seções com 1.070 membros e em 1876 já havia 500 seções.

Assim, em 1873, a associação se fundiu com o Clube Alpino Austríaco. Porém, as políticas da associação eram cada vez mais caracterizadas pelo nacionalismo e pelo anti-semitismo. No ano de 1899, a seção de Brandemburgo criou um “parágrafo ariano” para excluir membros não-cristãos. A mesma segregação foi estabelecida pela seção de Viena em 1905 e Munique em 1910.

Após o Anschluss Österreichs (anexação da Áustria à Alemanha nazista) em 1938, o DÖAV foi renomeado como Deutscher Alpenverein (DAV) sob a liderança de Arthur Seyss-Inquart e incorporado como divisão de montanhismo da organização Nationalsozialistischer Reichsbund für Leibesübungen (Liga Nacional Socialista do Reich para o Exercício Físico).

Após a Segunda Guerra Mundial , o DAV foi dissolvido pelas autoridades aliadas e seus bens foram detidos pelo Clube Alpino Austríaco como administrador. O Clube Alpino Alemão foi restabelecido em 1952 e ingressou na organização Deutscher Sportbund (órgão que controla a organização e o desenvolvimento do movimento olímpico na Alemanha) em 1992.

Depois de deixar a Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA) em 2008, principalmente devido a diferenças no respeito às competições e esportes recreativos, o Clube Alpino Austríaco e Clube Alpino Alemão voltaram a aderir à UIAA em 2013.

Kletter und Boulderzentrum München

Kletter und Boulderzentrum

O centro de escalada de hoje fazia parte originalmente das instalações esportivas do distrito de Thalkirchen, localizado na Thalkirchner Straße, nas instalações esportivas do distrito de mesmo nome e é possível chegar por transportes públicos através das estações de metro próximas. A instalação foi disponibilizada para o DAV em 1988, que em 1989 teve a primeira grande instalação de escalada artificial construída no local.

A empresa responsável foi Dyckerhoff & Widmann, que executou uma instalação externa de concreto armado com 1.600 m² e aproximadamente 6 metros de altura. Os custos de construção foram de 1.026.000 marcos alemães que vieram de de doações da cidade de Munique e do Ministério do Meio Ambiente do Estado por próprios fundos das secções da DAV.

Kletter und Boulderzentrum

A estrutura recebeu o apelido de “Grubergebirg” em homenagem ao gerente de planejamento Georg Gruber. A estrutura fez tanto sucesso com a comunidade local que depois de alguns anos, o limite de capacidade foi atingido nos dias de verão. Assim, os administradores concluíram que uma ampliação era necessária para criar oportunidades de treinamento no inverno também.

Assim, em dezembro de 1999 , a maior instalação de escalada da Alemanha foi inaugurada oficialmente. A ampliação provou ser extremamente bem-sucedida e foi entusiasticamente aceita por escaladores de todas as idades. Devido à alta frequência, as paredes externas restantes da sala de escalada foram equipadas com placas de escalada no verão de 2001 e um sistema de holofote foi instalado no outono de 2001.

Kletter und Boulderzentrum

Depois que o esporte da escalada continuou a crescer e a escalada se manifestou cada vez mais como um esporte popular na região, o centro de escalada novamente atingiu seus limites. Uma nova ampliação tornou-se necessária.

A construção da ampliação começou em 2011 e logo Munique e região puderam usufruir da maior instalação de escalada do mundo, com aproximadamente 7.800 metros quadrados desde 19 de fevereiro daquele ano.

Cerca de quinze route setters estão na equipe para garantir a rotatividade das vias internas a cada quatro meses e das vias externas a cada seis meses. O centro DAV Kletter und Boulderzentrum abriga cerca de 50.000 a 60.000 agarras de escalada.

Desde o ano passado, a academia começou a reconstruir a área externa de boulder, que não era tocada há 30 anos. O novo espaço terá uma superfície de escalada um pouco maior do que o antigo e incluirá outro espaço para crianças. Uma área de treinamento e prática da via ferrata também está em construção.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.