Ministério do Meio Ambiente dará curso de Introdução a Planos de Manejo

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil disponibilizará, a partir do dia 18 de abril próximo, o curso de educação a distância de Introdução a Planos de Manejo de Unidades de Conservação. As inscrições estão abertas desde segunda-feira e seguem até o dia 17. O mistério do Meio Ambiente informou que as vagas são limitadas. O curso de educação a distância é dirigido a consultores, gestores, estudantes e outros segmentos da sociedade interessados na elaboração de Planos de Manejo. As aulas serão disponibilizadas on-line.

Educação a distância (EaD) é uma modalidade educacional em que alunos e professores estão separados, física ou temporariamente, sendo necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica, que pode ser consultada na seção Legislação do site e definida pelo Art. 1º do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

Toda área ambiental que é explorada para ecoturismo e atividades esportivas, deve possuir um plano de manejo. Este artifício é usado constantemente por burocratas no momento de interditar uma área de escalada, ou roteiro de trekking. Como a elaboração de um plano de manejo leva muito tempo para ser concluído, a prática de qualquer atividade demora anos, e às vezes até décadas, para ser implementada.

Segundo os organizadores do curso, o plano de manejo deve ser construído de forma processual, contínua, flexível, gradativa e participativa, envolvendo diferentes segmentos da sociedade. O planejamento e o processo de elaboração do plano exigem entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região na qual ela se insere. O curso oferecerá noções introdutórias relacionadas aos planos de manejo de unidades de conservação públicas ou privadas. Desta maneira, permitirá o entendimento da estrutura e principais componentes do plano de manejo, bem como conceitos e importância das etapas de elaboração do documento.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o curso foi organizado em quatro módulos:

  • Conceito, histórico e relevância do plano de manejo
  • Contexto legal e institucional
  • Estrutura e conteúdo
  • Etapas do processo de elaboração do plano de manejo

Os participantes terão acesso virtual ao conteúdo e às atividades interativas e avaliativas, e terá carga horária de 20 h/aula. Mais informações pelo telefone (61) 3032-1588.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.