Faz um certo tempo, mas conversando informalmene com um administrador de academia foi confidenciado que a procura por routte setter para a renovação de vias de uma academia era trabalhoso.
Apesar de haver muitos escaladores, o interesse e paciência para renovar vias de uma academia inteira é tarefa que poucos encaram.
Agora no Brasil há a iniciativa de se preparar route setter para que haja um aprimoramento na elaboração de vias nas academias.
O curso de route setter visa a qualificação de profissionais para trabalhar em competições oficiais, adequando as normas dos campeonatos no Brasil com os da IFSC.
Após terem sido realizados cursos de route setter no estado do Paraná e Rio Grande do Sul, a AEEP está abrindo as inscrições para mais um curso de certificação de Route Setter ( ESTADUAL ), serão 5 ( cinco) vagas, abertas para todos os estados Brasileiro que tenham federação filiada a CBME.
O curso sera ministrado pelo Coordenador de Route Setter CBME , Anderson Gouveia, o curso sera realizado em Curitiba na Academia Via Aventura entre os dias 15/10 a 18/10, durante a realização da 1º Etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2009, serão 5 ( cinco) vagas.
Anderson é o único route setter brasileiro com certificação continental expedida pela IFSC e o curso atende os requesitos de unificar as regras de campeonatos no Brasil com as regras atuais das competições oficiais da entidade.
As inscrições se encerram dia 10/10 sexta feria.
O interessados podem mandar e-mail para [email protected]
ou ligar para (41) 7812-6165 – Luis CesarSegue abaixo mais informações:
Valor da inscrição: R$ 300,00
Duração do curso: 4 dias
Material individual necessário:
– Luvas de couro;
– Parafusadeira a bateria com ponteiras alen
– Alto seguro regulável
– Saco porta agarras ou mochila;
– Grigri,
– Jumar,
– Estribo;
– Mosquetões e fitas diversas.Não estão incluso no curso: alimentação e estadia.
Cronograma do curso:
Quinta
9:00 abertura do curso
10:30 palestra sobre route setter IFSC
12:00 almoço
13:30 explicação esquema tatico
14:30 Inicio dos trabalhos
20:00 reunião técnica
20:30 fim dos trabalhosSexta
9:00 inicio dos trabalhos
11:30 reunião técnica
12:00 Almoço
13:30 retorno aos trabalhos
18:00 reunião técnicaSábado
9:00 Inicio dos trabalhos
12:00 almoço
13:30 encontro técnico
14:00 retorno aos trabalhos
17:00 entrega dos trabalhos para Diretor de Prova.Domingo
9:45 inicio da competição
12:00 troca de vias
18:00 fim da competição
18:20 avaliação individial“Os certificados serão entregues posteriormente para os candidatos aprovados”
Caso tenha algum candidato de outro estado que necessite de acomodação nos podemos ajudar, pois temos alguns voluntários que colocaram suas casas a disposição e so trazer saco de dormir.
fonte: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1744

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.