Este curso busca proporcionar conhecimentos e técnicas necessárias para atender, corretamente, no próprio local, uma pessoa enferma ou lesionada, estabilizar suas condições e providenciar transporte seguro até onde possa receber atenção médica.
Serão apresentados os métodos padrão de atendimento de emergências assim como diversos métodos de improvisação com o uso do equipamento disponível no local do acidente.
Público alvo:
Praticantes de atividades ao ar livre: praticantes de trekking, montanhismo, escalada, mountain bike, corrida de aventura, offroad etc.
Temas abordados:
– Fraturas, entorses, ferimentos e lesões diversas;
– Animais peçonhentos: Cobras, aranhas, escorpiões, abelhas e vespas;
– Desidratação, insolação, desmaios, hipoglicemia, hipotermia, queimaduras.
Aula teórico/prática com carga horária de 12h, em sala de aula, com apresentação datashow do conteúdo teórico e exercícios práticos realizados pelos participantes.
Sobre o professor:
Tenente Osvaldo, comandante do posto de Bombeiros de São Bernardo do Campo, com 17 anos de experiência no atendimento e tratamento de vítimas de acidentes diversos.
Além disso é praticante de atividades outdoor, principalmente escalada em rocha, conhecendo assim uma vasta gama de possibilidades de acidentes que podem ocorrer em ambientes remotos e o seu devido atendimento emergencial.
Próxima turma:
Dias 18, 20, 25 e 27 de Maio (3ª e 5ª) das 19h30 às 22h30.
Av. do Cursino, 3653 sala 23 – São Paulo/SP
Investimento:
3 x R$ 130,00
Treinamento + apostila + certificado
Turmas com tamanho limitado de participantes para maior aproveitamento (máximo 16 alunos).
Fonte: http://www.tacio.com.br/tacio/blog/2010/04/curso-de-primeiros-socorros-em-areas.shtml

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.