A notícia é relativamente nova, mas a discussão não.
Que não há liberdade na ilha de Cuba, todos sabem, só quem mente, e muito, para si mesmo para não constatar.
A discussão sobre os pró e contras do regime é infinita e nem cabe fazê-la aqui.
O Blog de Escalada é para prestar serviços para a comunidade de montanha e não ficar discutindo temas de ditadores e regimes ditatoriais.
Para isso existe o excelente blog da cubana Yoani Sanchez que é exatamente sobre isso: http://www.desdecuba.com
Porém para a comunidade de montanha interessada em conhecer locais novos e pouco explorados por ir tirando de sua lista Cuba.
As notícias , divulgadas pelo site de acesso a montanha Access Found (http://www.accessfund.org ) informa que todo e qualquer acesso às montanhas estão proibidos. Tanto para moradores (ou prisioneiros como melhor fica estabelecido) quanto para turistas que planejam visitar a ilha.
A notícia na íntegra, e em Inglês, você pode conferir em: http://www.accessfund.org/site/apps/nlnet/content2.aspx?c=tmL5KhNWLrH&b=7903133&ct=11634273¬oc=1

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.