Cuba é o paraíso proibido da escalada mundial?

Não como deixar de associar as imagens do ditador Fidel Castro, do guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara à Cuba, e das inúmeras sanções comerciais que os EUA impôs ao país.

Politicamente a ilha que é cercada de controvérsias nos últimos 50 anos começa a vislumbrar um futuro mais promissor tanto para cubanos, quanto para turistas.

Aproveitando que até mesmo a banda britânica Rolling Stones se apresentou no país, a escaladora americana Sasha DiGiulian visitou com amigos Cuba, e descobriu um diamante bruto em termos de escalada em rocha.

escalada-cuba-1

Com um potencial absurdo em falésias de calcário, as quais são pouquíssimo exploradas (a escalada permaneceu proibida na ilha por muito tempo) Cuba é mais um destino a se colocar no caderninho de lugares para visitar.

Sasha DiGiulian visitou os lugares conhecidos como Valle Viñales, Salon de los Gigantes, Cayo Jutías, além da capital do país Havana.

Valle Viñales é um paraíso ecológico protegido pela constituição cubana desde 1976, e foi declarado monumento nacional em 1978, condecorado como patrimônio da humanidade em 1999.

Considerado o berço da escalada cubana,  Viñales possui muitos negativos, com diversos níveis de dificuldade, com mais de 300 vias esportivas já equipadas, mas com potencial para pelo menos o triplo disso.

Toda a rocha do local é calcário, com grande variações de formações de concreções, buracos, cavernas e tetos, muito similar à Tailândia para a escalada mas, nas palavras de Sasha DiGiulian, de melhor qualidade.

A escalada em Viñales em 2012  foi proibida, assim como toda e qualquer visitação ao lugar.

escalada-cuba-2

Restrição governamental

Como a escalada em Cuba foi proibida desde 2012, o mais importante ginásio de escalada na ilha foi demolido, colocando o esporte na estaca zero.

No momento somente escaladores visitantes, como Sasha DiGiulian (que já prometeu voltar em breve à Cuba), são os fornecedores de equipamentos aos nativos da ilha para que possam conquistar vias de escalada e, inclusive, praticar o esporte.

Atividades de natureza como trekking (como a escalada é tratada pelo governo cubano) é considerada como não prioritária para o governo, e portanto proibidas por serem consideradas subversivas.

Para um esporte ser considerado de fato “esporte” deve ser olímpico, e assim reconhecido pelo governo como atividade esportiva, e consequentemente somente reconhece associações esportivas se é “esporte globalmente reconhecido”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.