Crítica do filme “Restrito”

restrito-4Experimentado pelo público expectador de futebol na Copa do Mundo realizada no Brasil recentemente a goleada acachapante diante da Alemanha, e posteriormente outra para a Holanda, o amargo gosto de ser superado em um esporte que a pouco tempo éramos considerados os melhores.

Diversos foram os motivos levantados por jornalistas, dirigentes e o público em geral.

Na lista de infindaveis probabilidades um deles foi o “isolamento “ da realidade do esporte praticado no mundo.

Por soberba as filosofias do esporte parecem ter perdido o sentido de um dia para o outro.

O motivo que levou a este afastamento da realidade é difícil de definir em apenas um texto, e seria necessário um estudo profundo o mais longe possível do ufanismo que sempre acompanha o futebol em terras brasileiras.

Mas um fato é inegável  : Todo e qualquer esporte tende a definhar em desenvolvimento quando seus praticantes resolvem fechar-se para o resto do mundo, especialmente os esportes de natureza.

Entenda por esportes de natureza como surfe, escalada, trekking, rafting, canoagem e etc.

restrito-2

Considerado como o esporte de natureza mais popular do Brasil, o surfe reina absoluto sobre as outras modalidades movendo grande audiência e sempre tendo apoio midiático grande.

Dentro deste universo, o pequeno retrato do espírito brasileiro pode ser observado pelo chamado “localismo” e fez com que alguns “points” do principal polo da modalidade vivesse uma realidade  interessante e que deveria até mesmo ser estudado:  Praia de Atalaia em Itajaí-SC.restrito-1

O local é considerado um dos mais hostis com o surfista visitante em todo cenário do esporte no Brasil tendo vários relatos de agressões físicas e muita briga entre os surfistas.

O tema do “localismo” no lugar é brilhantemente retratado pelo diretor Diego Lara e toca em pontos interessantíssimos servindo para a reflexão não somente dos praticantes de surfe, mas de todo e qualquer esporte de natureza.

A produção batizada de “Restrito” coloca uma lupa no problema comum de esportes de natureza : as regras locais impostas pelas pessoas que ali vivem.

O filme começa desenhando a história desde o início da prática do surfe na Praia de Atalaia a qual é conhecida por ter nada menos que a “onda perfeita”.

Neste ponto é importante levantarmos a observação de que poderia ser perfeita a “rocha perfeita” para a escalada, ou o trekking perfeito e assim por diante.

Na procura pela “onda perfeita” muitos surfistas “não locais” foram ao local e acabaram por praticar atos, digamos, não diplomáticos com os locais.

Mostrando os dois lados da história entre “forasteiros” e “locais”, a produção consegue retratar de maneira equilibrada e madura como o sangue latino e a cultura de monopólio e reserva de mercado em cada brasileiro pode vir a prejudicar até mesmo o esporte.

Procurando não tomar parte de quem quer que seja na história o diretor capta, através de depoimentos e ponderações,  um bom retrato de um lugar e o conflito que o cerca.

restrito-5

Nos depoimentos de cada personagem problemas como soberba de visitantes, complexo de vira-lata, provincianismo exacerbado e, finalmente, completa falta de diálogo de qualquer um dos lados para uma decisão pacífica e civilizada.

O filme “Restrito” é acima de tudo, um documento vivo de como na sociedade brasileira de hoje chegou a um nível de incivilidade e ausência de respeito ao próximo que nos coloca próximos dos mesmos métodos utilizados na idade média: do respeito pelo meio da força em detrimento à educação.restrito-7

O mérito do diretor ainda é a de realizar um filme sobre surfe, com imagens do esporte pontuando toda a exibição, e mesmo assim ser interessante a qualquer pessoa.

Com boa quantidade de imagens de arquivo, e preocupação em documentar a realidade e não apenas denunciar ou fazer polêmica “Restrito” é um filme interessante sob todos os aspectos.

A produção é acima de tudo um ótimo documentário esportivo acima de qualquer paixão clubística e esportiva, e também um perfeito retrato de uma sociedade além de uma boa reflexão sobre que tipo de sociedade somos.

Nota Revista Blog de Escalada: 

restrito

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.