Crítica do filme “30 Days In Nepal”

30-days-in-nepalUm dos países que mais tiveram filmes outdoor realizados, especialmente quando se trata de expedições, sem dúvida é o Nepal.

O pequeno país que fica espremido entre Índia e China, tem entre seus tesouros a cadeia montanhosa do Himalaia como seu grande patrimônio.

Por conta dela o PIB do país depende da exploração do turismo montanhista, e do trabalho dos Sherpas em expedições farofeiras ao Monte Everest.

Porém pouco da vida dos habitantes do país é mostrada e documentada, fazendo assim com que produções de montanhistas pareçam grandes “selfies em movimento” do que um filme propriamente dito.

Toda uma realidade de pessoas, clima, cultura e pensamentos são ignorados como se fossem menores que outra cultura.

Observando esta lacuna deixada por muitas produções de filmes outdoor realizadas no Himalaia, o filme “30 Days on Nepal” incorporou mais o espírito mochileiro e descobridor de culturas.

30-days-in-nepal-2

O filme documenta a viagem de um grupo de amigos ao Nepal, no qual realizariam um trekking pelo país, o clássico circuito Annapurna.

Porém os produtores se preocuparam em documentar detalhes do país raramente mostrado em produções do gênero.30-days-in-nepal-4

Desde os primeiros minutos fica claro que “30 Days in Nepal” não há muitas pretensões de realizar um material épico, mas mesmo assim sério e com um olhar mais real para tudo captado pelas câmeras.

Este mesmo olhar diferenciado consegue ganhar a empatia do expectador e a ausência de momentos efetivamente cômicos ganham corpo e mostra um lado mais real do Nepal.

Algumas cenas, como a preparação de um jantar matando um bode é de uma crueza espantosa, e faz com que vegetarianos e veganos se revoltarem.

30-days-in-nepal-3

Os integrantes do filme, entretanto, ajudam os moradores locais em tarefas cotidianas, e aproveitam para mesmo mostrando bodes decapitados, respeitar a cultura sem questionar ou condenar.

Por ser um filme no qual amigos filmam uns aos outros detalhes com câmera tremendo, grande quantidade de filmagens em caminhadas fazem parte da produção.

30-days-in-nepal-5

É perceptível também que mesmo sendo uma produção despretensiosa, havia um planejamento de captar os detalhes contidos no filme.

O filme “30 Days on Nepal”  não possui como ponto forte a qualidade de fotografia, com paisagens bonitas e timelapses, nem tampouco tenta artificializar ou criar pequenos “dramas” para cativar o expectador.

A produção é um relato de viagem real, mas de qualidade muito superior à média de filmes realizados no Nepal e funciona bem como um convite a conhecer o país.

Nota Revista Blog de Escalada

30-days-in-nepal-6

30-days-in-nepal-7

30-days-in-nepal-8

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.