Crescendo dentro e fora do muro: como um ano de escalada muda você

Por Ashleigh Kazor

Foto: https://warriorsway.com/

Este ano não tem sido como eu esperava ou desejava. Eu não consegui atingir meus objetivos. Eu tenho lidado com uma lesão agravante no pulso há mais de um ano, e não fui capaz de treinar ou competir no nível ao qual me acostumei. Foi decepcionante, para dizer o mínimo, ver meus amigos treinando duro e competindo bem e não ser capaz de participar plenamente. Este ano não foi uma perda completa, no entanto. Eu tive a oportunidade de trabalhar com Arno Ilgner e The Warrior’s Way (O caminho do guerreiro da rocha) no lado mental das coisas, e isso realmente mudou minha vida. Eu posso nunca ser capaz de voltar a escalar e competir no meu nível anterior (espero que eu possa!), mas as lições que o Caminho do Guerreiro me ensinou vão ficar comigo, escalando ou não.

Eu não vou mentir … muitas das coisas que o Arno me pediu foram incrivelmente difíceis para mim. Eu não sou tipicamente um tipo de pessoa muito meditativa e introspectiva. Talvez seja minha pouca idade, ou talvez seja apenas minha personalidade, mas foi difícil para mim analisar e expressar meus pensamentos internos, medos, motivações, frustrações, etc. (Obrigado Arno pela sua paciência!). Arno me estimulou a pensar de forma diferente e me desafiar com coisas que são desconfortáveis. Aqui estão as principais coisas que vou levar por ter passado por este processo:

1. Troque a frustração pela curiosidade. Este ano foi “frustrante” para dizer o mínimo. Não ser capaz de fazer o que eu amo no nível em que quero foi difícil, mas todos nós lidamos com a frustração nos treinamentos, competições ou na vida em geral. O caminho do guerreiro me ensinou a mudar meu pensamento de focar no que não deu certo, a concentrar-me no que aprendi com essa experiência e como posso melhorar. Não é tão fácil quanto parece e este ainda é um trabalho em andamento! Quando algo não vai bem, é fácil cair na armadilha da frustração, da raiva e do desapontamento, mas mudar para o foco do que aprendi leva a melhorias e a resultados mais positivos.

Foto: https://warriorsway.com/

2. Adentrar no estresse. Este foi um grande problema para mim. Eu tenho a tendência de querer evitar ou apressar as coisas que são difíceis ou estressantes. Escalar é estressante fisicamente e mentalmente, mas eu aprendi que é durante aqueles momentos estressantes que eu mais cresço. Aprender a relaxar no estresse me ajuda a estar mais presente exatamente para o que está acontecendo naquele momento. Mudar meus pensamentos de “Eu tenho que …” para “Eu escolho…” ou “Eu quero…” é uma pequena mudança que faz uma grande diferença. Acho que abordo treinos difíceis e exercícios de forma diferente quando digo: “Eu quero fazer isso porque vai me fazer melhor” em vez de “eu tenho que fazer isso porque meu treinador disse”.

3. Lidando com as expectativas. Esta foi uma grande mudança e uma que eu acho que sempre vou lutar. É difícil simplesmente escalar para mim mesma quando muitas pessoas dedicam tempo, esforço e dinheiro para me levar até onde estou. Eu não quero decepcionar meus treinadores que dedicam horas de pesquisa, tempo de academia, análise de vídeos, etc. Eu não quero decepcionar meus pais que desistiram de tanto para apoiar minha paixão. Eu tenho que perceber que eles me apoiam, não importa o que aconteça, e eles estão aqui nesta jornada comigo porque eles querem estar.

Foto: https://warriorsway.com/

4. Mudar como eu estabeleço metas. Sim, posso ter a meta de chegar às finais em competições nacionais, mas também preciso de metas de processo – metas que podem ser alcançadas, não importa o quanto os outros escalem ou participem de uma competição ou que estilo de problema de escalada esteja definido. Preciso definir metas individuais como: “Nesta competição, quero focar em ficar relaxada e reduzir minha respiração e frequência cardíaca em pontos de descanso”. As metas do processo me ajudarão a avançar para minhas metas gerais de posicionamento, mas estão mais sob meu controle.

Durante todo esse ano de dificuldades e contratempos, Arno e o treinamento Warrior’s Way me ajudaram a me concentrar no que posso controlar e não em minhas limitações. Embora muitas das coisas que o Arno me pediu fossem difíceis, sinto que cresci e aprendi algumas lições valiosas que me ajudarão a alcançar meus objetivos na vida e espero que, quando eu estiver de volta à parede, na escalada!

Foto: https://warriorsway.com/

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.