Cozinha outdoor: Quais os conselhos para a comida como um chef

Antes de prosseguir neste texto, um aviso: para tornar-se um chef de cozinha é necessário muito mais do que aprender de um artigo lido na internet. Para ser um chef de cozinha é necessário organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos do cliente o aplaudam de pé. Além disso é necessário ter uma graduação e, às vezes, até mesmo uma pós-graduação.

A universidade formadoras de chefs as mais famosas são a Le Cordon Bleu, em Paris, e The Culinary Institute of America, nos EUA. No curso aprende-se noções básicas de cozinha, técnicas de preparo de pratos e fundamentos de economia, microbiologia, nutrição e higiene dos alimentos.

Porém, é possível ser reconhecido pelos amigos como uma pessoa talentosa no universo outdoor em termos de preparação de comidas. Por preparação, entenda que é usar ingredientes básicos e transformá-los, na medida do possível, em algo saboroso. Levar um ovo de páscoa, ou uma barra de marzipã, para todo mundo não conta como ser um chef outdoor. Também não conta como um bom cozinheiro outdoor levar itens como comida instantânea ou mesmo um sanduíche comprado na loja de conveniência (ou mesmo preparado pelo chapeiro da padaria de sua preferência).

Abaixo estão algumas das principais dicas para ter uma alimentação saudável e saborosa em ambientes outdoor

Planeje o menu de cada refeição

Se vai fazer um trekking, hiking, ou mesmo uma escalada de big wall, é importante ter tudo planejado, inclusive a comida. Portanto, separe os itens de cada menu de cada refeição. Ser disciplinado com a quantidade de cada item, assim como a maneira de preparação, é uma estratégia imprescindível para sua comida ter sabor, aroma e visual na sua preparação.

Tratar as refeições de maneira displicente, fará você e seu grupo carregar peso desnecessário, passar necessidade caso algo falte e, principalmente, comer algo com sabor ruim. Além disso, o planejamento deve contemplar o local que irá ser cozinhado e as limitações de espaço e intempéries que terá.

Utilize ferramentas corretas

Tenha certeza de que utilize ferramentas corretas. Da mesma maneira que não deve improvisar em algum equipamento outdoor, também faça o mesmo com os seus equipamentos de cozinha. Certifique-se antes de sair de casa que tudo esteja limpo e em perfeitas condições. Não existe nada mais desagradável do que usar algo que já esteja sujo e engordurado com algo que sequer se sabe o que é.

Verifique o estado de cada panela, talher e canivete. Aproveite para afiar suas facas e canivetes antes de sair para a sua atividade. Aproveite também para verificar o funcionamento de fogareiro e se há combustível suficiente para a sua atividade.

Utilize ingredientes frescos

O segredo de qualquer comida de qualidade é possuir ingredientes frescos, e no universo outdoor não é exceção. Dentro das possibilidades de sua atividade procure sempre por ingredientes frescos, especialmente os temperos. Um dos segredos de quem gosta de inovar nos sabores, é apostar em elementos fermentados como kimchi, chucrute, kombuchá e natto.

Além disso, caso goste de experimentar sabores diferentes, procure saber mais sobre brotos de bambu, Garam Masala, Pandan, Tempê e Enokitake. Estes ingredientes típicos da culinária asiática oferecem sabor, são leves de carregar, não necessitam de refrigeração (podendo ser usados em uma travessia de vários dias, por exemplo) e agregam um sabor único à comida (além de contribuírem para a saúde).

Saiba guardar a comida

Para que o item anterior (Utilize ingredientes frescos) tenha sucesso, é necessário também saber guardar os alimentos. Evite apenas colocar em sacos plásticos e enfiar na mochila de qualquer maneira. Procure utilizar embalagens que sejam reutilizáveis por várias atividades e que ofereçam segurança a você e sua mochila.

Já existem várias marcas de equipamentos que criaram alternativas que oferecem ao mesmo tempo leveza, sustentabilidade e praticidade para armazenar comidas nas mochilas. Além disso, esteja atento em como arruma a sua mochila, não colocando os seus alimentos em locais onde possam ser amassados.

Pratique em casa

Como tudo nessa vida, cozinhar em ambiente outdoor requer experiência e habilidade. Portanto, para que se destaque como um chef, procure praticar em casa a preparação da comida que eventualmente irá fazer. Preferencialmente nas mesmas condições e equipamentos usados (panelas, isqueiro, fogareiro, etc).

Esta prática irá dar habilidade necessária para que quando enfrentar alguma situação, saiba destacar-se como um bom cozinheiro. Não é necessário fazer um curso de culinária outdoor, mas é importante praticar em casa, não somente mentalmente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.