Qual o número ideal de costuras que um escalador deve ter?

Qual é o número de costuras de escalada ideal? No ramo da matemática, mais especificamente na álgebra abstrata um ‘ideal’ é um subconjunto especial de uma estrutura estrutura algébrica chamada ‘anel’. Já para a pseudociência numerologia, o “número ideal” de algo, até mesmo de sua residência, segue parâmetros subjetivos para determinar um resultado.

No universo da escalada, há sempre uma pergunta que todo praticante novato faz: Qual é o número ideal de costuras de escalada que deve-se possuir. Isso, claro, levando-se em conta que, de maneira ética e independente, um praticante de escalada não deve ficar pedindo emprestado frequentemente qualquer equipamento.

O motivo da precaução de não sair pedindo equipamentos emprestados é relativamente simples: se você não sabe que tipo de manutenção ou armazenamento de um equipamento, como pode confiar cegamente sua segurança e integridade física a ele?

Portanto, possuir todos os equipamentos básicos é importante não somente para a independência do escalador, mas também para evitar com que se use algum equipamento danificado (ou mesmo de má qualidade) de alguém e sofra um acidente.

Número ideal de costuras de escalada

costuras de escalada

Qual o número ideal de costuras de escalada?

Convenientemente, a maioria das costuras (ou fitas expressas em português de Portugal, ou cinta express em espanhol) são vendidos em pacotes de 6. Este número não é coincidência e tem um motivo: o tamanho médio das vias de escalada e a quantidade de proteções nelas existentes.

Não há um padrão que se repete em todos os locais de escalada do mundo. Mas de posse de um guia de escalada, especialmente de lugares populares como Lapa do Seu Antão ou Sítio do Rod (ambos em Minas Gerais) ou da Falésia Paraíso (São Paulo) é possível ter uma ideia do montante.

A maioria das vias de escalada esportiva tem cerca de 15 a 30 metros. Em uma via bem protegida, existe, em média, uma proteção a cada dois metros. Normalmente, a primeira proteção tem pelo menos dois ou três metros de altura do chão.

Observando os guias de todos estes lugares citados (para fazer o download gratuito clique aqui), é possível verificar que o número de proteções sempre são em torno de 8 a 12 costuras. Repito: não é uma regra, mas uma média a respeito de um número que poderemos considerar “ideal”.

Fazendo uma consulta a vários escaladores experientes, todos recomendaram comprar dois pacotes de 6 costuras “normais” (comprimento “curto”) com fitas de 10 a 12 cm. Para este set, adicionar um mínimo de duas costuras “mais longos” com fitas de 16 a 18 cm.

Ter de 14 a 16 costuras deve cobrir basicamente grande parte das vias de escaladas esportivas. Comprimentos diferentes oferecem um pouco de margem de manobra se o escalador estiver em uma via muito longa. Importante lembrar que não é necessário obter todas da mesma marca, mesmo comprimento ou do mesmo tipo.

Um exemplo prático

costuras de escalada

Como exemplo, vamos usar de maneira hipotética uma escalada de uma via de 20 metros, com a primeira chapeleta a 3 metros. Nesta via fictícia, a próxima chapeleta está a cada dois metros e a parada possui duas chapeletas.

Se prendermos uma costura em cada chapeleta e usarmos uma costura extra para a parada são exatamente 11 costuras.

  • 20 (comprimento da via) – 3 (altura da primeira chapeleta) = 17 metros
  • 17 (comprimento restante da via) / 2 (distancia média das proteções) = 8,5 ≈ 9 costuras
  • Total de costuras de escalada = 9 costuras (via) + 1 (primeira costura) + 1 (parada) = 11 costuras

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.