Corridas: Como fazer a transição do asfalto para a montanha

Acredito que cada pessoa tenha uma resposta diferente e ao mesmo tempo parecida para essas perguntas, mas só quem já correu irá entender a maioria das respostas.

Correr é simplesmente maravilhoso, desafiar seu corpo e cruzar a linha de chegada dando o máximo de si, o último esforço, e depois sentir aquele cansaço “gostoso”.

Foto: Wladimir Togumi

Foto: Wladimir Togumi

A corrida cresceu muito nos últimos anos e o número de corredores também. Teoricamente a corrida é um esporte fácil e pode ser praticada em qualquer lugar ou hora, com todo esse crescimento, a vontade de novos desafios também aumentou muito e isso tem causado uma procura cada vez maior pelas corridas de montanha.

Esse interesse costuma surgir quando a corrida de rua já não nos deixa satisfeitos por completo. Com o objetivo de se desafiar, diminuir o tempo ou apenas se distrair e sentir a endorfina na veia, a corrida de rua deixa uma sensação de quero mais.

É  o momento de procurar novas aventuras!!  Foi assim comigo, e foi simplesmente inesquecível!!

O fato de correr sem conhecer o percurso, não saber se a trilha será de terra dura ou puro barro, acredite isso faz sua corrida se tornar algo incrível, sem falar nas subidas e descidas que não têm fim.

Outro fator totalmente incrível é a diferença entre as pessoas que participam das corridas de montanha, é super normal, entre uma caminhada e outra, subindo algum morro sem fim, as pessoas trocarem ideias e experiências, muitas vezes até rola uma parceria de incentivo.

trail_running

Acredito que o contato com a natureza e lindas paisagens fazem as pessoas encararem a corrida como algo mais “relax” e mesmo com toda a dificuldade e cansaço físico, a prova se torna algo mágico e viciante. Acredite, quando fizer a primeira não irá parar mais, bom, pelo menos foi assim comigo.

Participei da primeira prova em janeiro deste ano e desde então venho participando de provas de Endurance e todas com trilhas, montanhas, praias e corredores aventureiros.

Mas, todo cuidado é pouco, a corrida de montanha é totalmente diferente da corrida de rua e exige uma boa preparação, como: treinos em trilhas, treino em subidas, bom fortalecimento muscular e equipamentos específicos.

Comece com distâncias pequenas,  e vá aumentando os desafios aos poucos!!

Texto escrito por César Rossi – Treinador da 4any1 Assessoria Esportiva

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.