Mitos do esporte: A corrida serve como aquecimento para a escalada?

Caros leitores, já começo este artigo com a resposta do título: Não!

Uma das coisas que todos que escalam devem saber é sobre as reservas de energia imediatas com que o corpo possui no momento de começar um exercício. Desta maneira, contamos com duas fontes importantes: glicogênio hepático e glicogênio muscular. Ambos fornecem glicose para a corrente sanguínea. No caso do glicogênio muscular, também fornece energia à célula muscular de maneira direta.

Uma sessão de escalada faz uso destas duas fontes de energia, as quais podem ser rapidamente esgotadas durante o exercício.

corrida

Foto: Inca Trail Runners | http://www.dailycamera.com

Desde este ponto de vista, é necessário levar em conta que correr antes de escalar é uma maneira ruim de se aquecer. Ainda mais se forem por períodos maiores que 20 minutos, ou sessões longas de aquecimento. Isso porque as fontes de glicogênio ficam escassas para o que será a sessão de treino propriamente dito, onde o rendimento poderia ser otimizado pelo desenvolvimento da força no treinamento, com uma baixa na hipertrofia ótima da musculatura, que está se dedicando à escalada. Isso acontece porque a energia foi usada na musculatura para correr, o que, obviamente, não é usada para correr.

É um pensamento equivocado pensar que a corrida é um aquecimento para escalada, pois somente usara o glicogênio das pernas, pois o glicogênio hepático é uma fonte importante de glicose durante o exercício. Usar esta fonte para correr, deixa o corpo mal preparado para escalar. Uma coisa que um escalador inteligente pode concluir (além de não consultar listas de whatsapp sobre treinamentos) é: “e o que acontece quando subimos uma montanha para ir escalar, com uma aproximação de 30 minutos a uma hora (senão mais)?”.

corrida

Foto: http://cancamusic.com

Neste caso acontece o mesmo que o descrito acima. A pessoa estará com déficit de energia imediata. Para estes casos, é recomentado um descanso longo, com a ingestão de carboidratos após esta sessão de caminhada e deixar um tempo de 20 a 40 minutos. isso para que o corpo assimile esta nova entrada de energia e volte a estar preparado para o esforço físico.

Durante algumas aulas em academias e ginásios, é colocada muita ênfase no ato de correr aos alunos. Alguns escaladores fazem esta rotina antes de escalar. Esta decisão é um erro de planificação e execução de treinamento. A melhora aeróbica de um escalador pode ser feita com o próprio ato de escalar, não necessariamente correndo. Treinar para a escalar escalando, sempre será mais específica e focalizada para melhorar a performance como escalador.

corrida

Foto: http://madridoutdoorsports.com

Um aquecimento, caso o leitor ainda tenha dúvida, é o que o próprio nome diz: colocar rodagem ao corpo, articulações e sistema de músculos e tendões. Mas para isso não deve superar um tempo excessivo de 20 minutos, pois para a escalada pode ser feito com exercícios estáticos ou na própria parede.

Se a sua ideia, caro leitor, é correr para melhorar sua condição física em geral, este pode ser uma outa coisa e deve ser feito separado das suas horas dedicadas à escalada. De maneira ideal, após a escalada ou, preferencialmente, em dias diferentes. Aquele que muito quer, nada escala.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.