Corpo de escalador tcheco é resgatado no Fitz Roy

O corpo do escalador Tomas Kudrna foi resgatado com sucesso neste último sábado em El Chaltén, Argentina, depois de ficar um ano no sopé da colina Fitz Roy. Kudrna tinha 37 anos, era casado e tinha dois filhos.

Kudrna escalava em janeiro de 2019, junto com seu parceiro John Honza e no início da descida, eclodiu uma tempestade fatal que vitimou o theco. Na época, não apenas os tchecos, mas também para dois brasileiros, Leandro Ianotta e Fabrício Amaral.

Tomas Kudrna morreu de hipotermia e seu parceiro conseguiu sobreviver. O corpo do escalador tcheco estava no local onde faleceu, pois é uma área de difícil acesso e muito arriscada para equipes de resgate, que na época também procuravam alpinistas brasileiros, cujos corpos foram encontrados dias depois. Os corpos dos dois brasileiros não foram resgatados.

Resgate feito por companhia de seguros

Uma equipe de resgate local, pagas pela companhia de seguros que Tomas Kudrna possuía, conseguiu resgatar o corpo do local difícil, pendurado na corda na parede sudeste de Fitz Roy.

No sábado, o corpo do escalador tcheco chegou ao Posto de Saúde de El Chaltén, e estavam sendo finalizado os procedimentos legais e administrativos para iniciar a viagem de volta ao seu país e entregá-lo a seus parentes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.